A Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC) realiza até 27 de maio a exposição “A Arte Liberta”. A mostra, realizada no Centro Cultural da UFSJ, em São João Del Rei, visa dar voz à comunidade carcerária por meio de seus trabalhos artísticos.
Pinturas, poemas, fotografias e artesanatos enfeitam o local e ilustram a realidade dos detentos. Os três setores da exibição – nomeados “A Estrela”, “O Labor” e “O Garimpo” trazem consigo trabalhos intensos que quebram tabus e exibem um novo olhar acerca da construção de um sistema carcerário humanizado.
Com o propósito de construir um ambiente de diálogo, reflexão e comunicação, mesas redondas irão compor o ambiente durante todas as quintas-feiras. Assuntos como a metodologia da APAC, a educação no sistema penitenciário e a mulher no cárcere serão debatidos e abordados por diversos especialistas.
Flávio Tófani, do projeto Tio Flávio Cultural, ministrou no dia 26 de abril a primeira mesa redonda da exposição e falou sobre a importância do educador social e do trabalho voluntário. O empreendedor social também ressaltou a importância do projeto e seu significado.
A exposição pode ser visitada de segunda a domingo, das 8:00 hs. as 20:00 hs. A entrada é gratuita.
*Informações: VAN UFSJ
Prados Online
2012 Prados Online | cnpj: 15.652.626/0001-50