Desde a última semana que boatos e notícias sobre possíveis onças pintadas na zona rural de Dores de Campos vem intrigando a população. Falava-se em até 5 onças pintadas rondando a comunidade de São Sebastião da Campina, e fotos de gado morto por predadores chegaram a ser publicadas em portais da região.
Diante disso o Ibama espalhou armadilhas em pontos estratégicos, e na última segunda-feira (30) uma dessas armadilhas pegou um felino de pelo pintado. Sem a devida análise e cuidado, as imagens do felino assustado correram a internet, como sendo de um filhote de onça. Mais tarde, ainda naquele dia ficou esclarecido ser uma jaguatirica. Não foi informado o destino dado ao animal capturado.
O Prados Online conversou com exclusividade na tarde desta terça (01) com Itamar Christófaro, Engenheiro Florestal e responsável pelo IEF em nossa região. Segundo ele, onça pintada não há registros recentes em nossa região e está descartada sua presença por aqui. Há sim onças pardas (suçuaranas), pelo menos um macho alfa e algumas fêmeas da espécie, em harmonia e equilíbrio no bioma, e que em pelo menos há 1 década não ocasionaram nenhum tipo de problema em propriedades rurais. E há ainda as jaguatiricas, que são nativas e comuns na região, são felinos de pequeno porte, incapazes de um ataque como aquele fotografado em um bezerro.
A jaguatirica
A jaguatirica (Leopardus pardalis) é um mamífero carnívoro da família Felidae, presente em vários pontos das três Américas. É um felídeo de pequeno porte, com 72 a 100 cm de comprimento e peso entre 7 e 15kg.
Assim como outros predadores, é um animal solitário, noturno, territorial e os machos possuem territórios que se sobrepõem sobre os de várias fêmeas. Sua alimentação é baseada principalmente em roedores, répteis, aves e peixes. O animal tem um papel muito importante no equilíbrio do ecossistema e não oferece NENHUM RISCO AO HOMEM.
E então, quem atacou o gado?
Para Itamar, apesar de lobos e até mesmo cachorros maiores poderem atacar bezerros, pelas imagens que mostram arranhões e o tamanho do animal morto (foto), há indícios de que seja mesmo um ataque de uma onça parda, mas jamais de uma onça pintada.
Alguns cuidados dos produtores rurais com o gado podem garantir sua proteção perante predadores domésticos e silvestres. Esta cartilha pode ser baixada gratuitamente aqui e dá dicas interessantes aos produtores, sobre como manter o gado seguro e ainda conviver em harmonia com o ecossistema.
Importante
É importante ressaltar que mesmo que seja uma suçuarana a responsável pelo ataque ocorrido ao bezerro na zona rural de Dores de Campos, ela não deve ser exterminada, mas sim capturada pelas autoridades e se necessário, remanejada a local adequado, e claro, não se deve começar uma caça as jaguatiricas, que como dissemos acima, são inofensivas e tem papel importante na natureza.
Prados Online
2012 Prados Online | cnpj: 15.652.626/0001-50