Fomos procurados na última semana pelo dorense Evandro Vale, que tinha acabado de visitar a comunidade da Estação de Prados e fez um triste desabafo sobre a situação lastimável em que se encontra o imóvel da antiga estação ferroviária:
“Boa Tarde,
Aqui é o Evandro Vale -Artista- da cidade de Dores de Campos-MG.
LAMENTÁVEL!
Registro aqui, todo meu carinho pela cidade de Prados e suas zonas rurais, mas, recentemente estive visitando a “Estação de Prados” um vilarejo onde vive pessoas humildes e acolhedoras… Mas, muito me entristeço em ver uma “Arquitetura/Patrimônio Cultural por varias vezes quando vou a “Estação” um espaço lindo de se ver, sendo destruído pelo tempo (entre chuva e sol) uma ex. estacão ferroviária a qual foi inaugurada em 1881, foi desativada em 1994 onde serviu de meio de transporte há muitas pessoas da época, as linhas ligavam há varias cidades (anexo uma foto mais antiga em funcionamento).
Meus olhos ficam rasos d`agua quando vejo/vi uma “Estação Ferroviária” abandonada, pelas autoridades da cidade de Prados, por onde andam o poder LEGISLATIVO E EXECUTIVO da cidade? Pelo menos, para por em pauta a questão e tomarem iniciativas através de um projeto com um embasamento CULTURAL” é a cultura ARQUITETÔNICA que esta em jogo, no projeto peçam um “ajuda de custo” aos outros governos do estado ou federal, para reformar e revitalizar aquela arquitetura que ainda mesmo em RUÍNAS é “linda” e revitalizado, poderá servir culturalmente toda região. Sei lá! Vai uma dica ao Secretário de Cultura e Turismo da cidade, olhe para aquela comunidade e esse “Patrimônio” o quanto antes, isso fará bem a cidade de Prados, à comunidade e toda região… Olhem mais pelas zonas rurais.
Às autoridades, comunidade e turistas: Não Silenciem pois, o silêncio arquiteta planos que não são compartilhados. Quando nada é dito, nada fica combinado…
Mas, é uma pena ver tudo transformado em ruínas/matos (imagem anexo).
A arquitetura é a arte que dispõe e adorna de tal forma as construções erguidas pelo homem, para qualquer uso, que vê-las pode contribuir para sua saúde mental, poder e prazer.
Deixo aqui, todo meu carinho e respeito aos Pradenses e a comunidade da Estação de Prados.
Att: Evandro Vale”
O sentimento de Evandro é compartilhado pela maioria dos que visitam o local, já foi tema de discussões na Câmara de Prados e não é simples de se resolver. O imóvel em questão não pertence ao município, então para que se fizesse uma intervenção ali seria necessário, além de um alto investimento, um acordo com a empresa dona da estação em forma de comodato ou outra modalidade.
De qualquer forma, fica o válido desabafo do Evandro através do Prados Online.
*Fotos: Paulo César/ Evandro Vale
Prados Online
2012 Prados Online | cnpj: 15.652.626/0001-50