Aconteceu na cidade de Barbacena, na sede do Olympic Clube, entre os dias 30 de novembro e 02 de dezembro o Campeonato Mineiro de Xadrez, definindo os campeões da temporada 2018. Torneio em cinco rodadas, o Mineiro 2018 foi bastante equilibrado. Ao final da terceira rodada 14 atletas tinham chances reais de título.
O torneio foi organizado pela Liga Regional de Xadrez – LRX Mata-Vertentes, que agrega atletas de várias cidades das regiões Zona da Mata e Campo das Vertentes (Barbacena, Juiz de Fora, São João Del Rei, Lavras, São João Nepomuceno e Lavras).
O campeão masculino foi Nataniel Mota, ele tem 28 anos e é sargento do Exército Brasileiro. Natural de Três Corações, ele joga xadrez desde os seis anos de idade. Venceu seu primeiro torneio aos 11, no Campeonato Estadual Jogos da Juventude (por categoria) disputado na cidade de Ipatinga.
A campeã feminina foi a paisagista e arquiteta, Haruna Hama, que divide seu tempo, em Belo Horizonte, entre o xadrez e o escritório onde trabalha com projetos paisagísticos e ambientais. “Aprendi a jogar com meu pai aos 14 anos e meu primeiro torneio foi aos 16. Tenho sete irmãos, todos jogam xadrez, porém só eu frequento torneios”, afirma a tri- campeã Mineira, de 27 anos. Ela venceu o Mineiro Feminino em 2015, 2017 e 2018. Haruna Hama ainda consegue tempo para fazer aulas com o professor Júlio Lapertosa, da Casa do Xadrez, em Belo Horizonte e também dar aulas para crianças no mesmo espaço, aos sábados.
No próximo dia 22 de dezembro Barbacena volta ao cenário do Xadrez de Minas Gerais e abre as portas da cidade para a disputa do Mineiro Blitz 2018. Segundo os organizadores da Liga Regional de Xadrez – LRX Mata-Vertentes, por ser um torneio mais informal a disputa será no Plaza Shopping, no centro da cidade.
Para maiores informações acesse www.fmx.org.br ou www.xadrezmatavertentes.com.br.
Prados Online
2012 Prados Online | cnpj: 15.652.626/0001-50