No último dia 09 de Dezembro, tivemos em Prados o último concerto da série “Domingo na Lira”, que começou em Abril e promoveu através de parcerias ou de forma independente, 12 concertos na cidade.
Este foi um projeto extremamente fértil no campo cultural, agregou bastante a nossa cidade, e diante disso o Prados Online conversou na última semana com o músico Octávio Deluchi, um dos idealizadores. Ele fez um balanço sobre esta primeira temporada. Confira abaixo:
A série surgiu com a necessidade de trazer uma programação de alto nível não só violonística, mas antes de tudo artística e musical a Prados.
Desde Abril, na “estreia” da temporada e da série, tivemos 12 concertos, que através de parcerias com outros projetos e/ou instituições fez com que os domingos fossem mais ricos e inspiradores para a população pradense e todos que estiveram presentes. O “Domingo na Lira” contempla três diferentes âmbitos: grandes músicos que são referências em suas respectivas áreas, artistas e músicos que embora jovens promovem um trabalho com extrema qualidade, e atrações e projetos relacionados à instituição promotora/Lira Ceciliana.
Passaram por aqui grandes nomes com carreiras internacionalmente consolidadas, como Antonio Carlos Guimarães (a quem agradeço imensamente por ter escolhido a série e a cidade para o encerramento do III Flautas Gerais), Tadeu Coelho, Nilton Moreira, Moacyr Teixeira Neto, Carla Reis, Flavio Barbeitas (três anteriores que também estiveram presentes através de parceria com a AssoVio Vertentes), Guilherme Vincens, Renata Vanucci e Mariana Rennó Jelen.
Falando dos novos músicos, grupos e artistas que nos agraciaram com grandes momentos, tivemos Thobias Jacó, Gabriel Guedes (que formam o Aduar, um dos trabalhos autorais cancioneiros mais lindos que conheço, voltarão à Prados certamente, e isso vale também para Thobias e a Grande Orquestra), Carmem Célia Gomes (grande concerto de canto lírico, com convidados), Marcelo Rodrigues/Maria Rita Maia e Adailson Araujo e Aires Starling Cangussu.
Dos projetos relacionados, aconteceu no concerto de abertura a performance de uma obra audiovisual de um grande compositor pradense: Adhemar Campos Filho, tendo sido tocada pelo seu filho e hoje regente da Lira Ceciliana Adhemar Campos Neto e os convidados João Amorim e Isabella Andrade. No encerramento, os grupos de violão da Lira Ceciliana (representados por mim e Aires Starling Cangussu), Coral Vozes da Lira (coordenado pela Rejaine Almeida Rezende) e a Orquestra da instituição, regida e coordenada pelo maestro Adhemar.
Foi uma grande primeira temporada da série “Domingo na Lira”. Para 2019 já temos atrações confirmadas (irei divulgar em breve), bem como estreias de obras, maior diversidade de atrações e eventos em diferentes espaços. Apesar do nome, teremos atrações no Espaço Belbelita, Teatro Municipal de Prados e é claro, na Lira Ceciliana. Aguardem!
O Prados Online agradece ao músico pela disponibilidade, e adianta aos leitores que em 2019 a música vai ganhar um espaço especial aqui no Portal. Em breve a fala das novidades.
Prados Online
2012 Prados Online | cnpj: 15.652.626/0001-50