Carnaval 2019 fecha com saldo positivo e deve servir de experiência para os próximos anos. Vivenciamos em Prados, nesta edição 2019 da festa algo diferente, um carnaval organizado com menos recursos dos cofres públicos, com união entre Gato Preto e UCA, alta participação dos comerciantes e financiamento máster de uma cervejaria. Talvez esses fatores tenham resgatado um bairrismo e um certo intimismo para festa, o resultado foi um carnaval talvez mais raiz.
A chuva que prometia até caiu durante a folia, mas sem gerar atrasos e transtornos. Outra coisa que se notou foi uma repetição de algo já observado nos últimos anos, um menor movimento de foliões de cidades vizinhas fazendo bate e volta.
Desfiles
Na avenida, naquela animação que é ímpar, a UCA transformou o centro de Prados em uma espécie de antigo mar do caribe, onde o dourado das fantasias e alegorias pareciam um grande tesouro, cercado é claro de piratas de todos os tipos.
O Gato Preto buscou inspiração no Egito antigo, civilização na qual o gato era um animal sagrado. Destaque para o luxo visto nas alegorias, na comissão de frente e alas, além da bateria que deu show à parte, com direito a paradona e canto dos foliões (assista ao vídeo).
Blocos
Oficialmente a folia foi aberta na sexta-feira com o já tradicional “Bloco dos Tesouros” e a multidão que mais uma vez lotou o “Bloco das Piranhas”
Ao longo do carnaval outros blocos como o “Me chama que eu vou” e o “Vai Kem Ker” também desfilaram. Teve muita farra ao longo de 5 dias, farra que terminou com o bom e velho Bloco da Latinha, que percorreu as ruas pradenses na madrugada de terça para quarta-feira.
Bichinho
Em Bichinho também teve muita folia com vários blocos e som mecânico, a comunidade já há alguns anos tem uma estrutura montada em sua região central. Destaque para a bateria do Zé Pereira, responsável por embalar grande parte dos blocos.
O que dizem os organizadores
Conversamos na tarde desta quarta(06) com Rodolfo Ladeira, presidente do Gato Preto e um dos organizadores da festa desse ano. Na opinião dele o saldo da festa é positivo, o próprio fato de se ter conseguido realiza-la nesses moldes já foi uma grande vitória.
Rodolfo salientou que tem coisas pra se rever, que houve problemas ligados à segurança por exemplo, mas que de maneira geral tudo funcionou dentro do esperado.
O que diz a Polícia Militar
Conversamos na tarde desta quinta-feira (07) com o Tenente Carvalho, responsável pela PM em Prados.
Segundo ele, estima-se que um público em torno de 20 mil pessoas circulou pela cidade nesses 5 dias de carnaval, e que diante do alto fluxo de foliões as ocorrências foram poucas e o saldo é bom. Entre as ocorrências, os destaques teriam sido um furto de uma motocicleta, duas lesões corporais e pichações que provavelmente aconteceram de terça para quarta-feira e chegaram ao conhecimento da PM apenas nesta quinta.
A Polícia Militar trabalhou com um efetivo reforçado durante o evento, cerca de 20 homens por noite e teve a ajuda do novo sistema de videomonitoramento, que inibe meliantes e agiliza trabalho da corporação.
Fotos: Fernando Komatsu, Frankinho, Vilson Sonorização, Roberto Franco, Jhou Amaro
Vídeos: Marcos Possa (GP)/ autor desconhecido (UCA)
Prados Online
2012 Prados Online | cnpj: 15.652.626/0001-50