Mostramos aqui no Prados Online em Fevereiro, que Santa Cruz e Minas e São João Del Rei haviam confirmado casos de dengue, aliás em São João Del Rei já são hoje 9 casos confirmados e mais de 80 em investigação. Na última semana foi Dores e Campos que confirmou 4 casos, além de outros 10 ainda em análise. Por lá, combate contra os focos do mosquito foi intensificado.
Para se ter uma noção do tamanho do problema, boletim divulgado nesta segunda-feira mostra que Minas Gerais já registrou 99.599 notificações da dengue. Somente em março, foram 47.752 casos prováveis. Os números foram superiores aos dois meses anteriores. Em janeiro foram 17.539 e fevereiro 32.811 registros.
As mortes também aumentam a cada semana. A SES/MG confirmou 12 óbitos em decorrência da doença. Destas, seis foram em Betim, na Grande BH. Ao menos outras seis estão sendo investigadas na cidade. Os outros registros foram em Arcos, na Região Centro-Oeste de Minas, Passos, na Região Sul, Paracatu, Região Noroeste, dois em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, e dois de Unaí, no Noroeste do estado.
Note como a dengue vem se alastrando por Minas Gerais, nos 12 meses de 2018 foram 12 mortes confirmadas no território mineiro. Outros 10 ainda estão sendo investigados. Devido ao aumento no número de casos prováveis, a SES/MG elabora um decreto de emergência. A pasta informou que o documento deve ser divulgado nos próximos dias.
E Prados? Qual é a situação da dengue em nosso município?
Conversamos no fim da tarde de ontem (08) com Rildo Costa, secretário de saúde, que afirmou que por aqui as medidas de prevenção vem sendo tomadas e que a situação está sob controle. Ainda segundo ele, houve neste ano um caso suspeito apenas, mas que foi descartado em exame laboratorial.
Prevenção é o melhor caminho:
É sempre bom lembrar que o combate à dengue, além das ações do poder público, depende de ações simples de cada um de nós. Veja algumas dicas:
Prados Online
2012 Prados Online | cnpj: 15.652.626/0001-50