Tivemos na noite desta terça (09), a quinta Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Prados. Nesta sessão não tivemos a presença da vereadora Vicentina (PSDB) que estava fora da cidade. Por outro lado dois cidadãos de nossa comunidade se inscreveram e puderam utilizar a tribuna livre.
O primeiro foi o motorista da prefeitura e ex-vereador, José Diniz da Cunha. Ele subiu à tribuna para se justificar de um ofício lido pelo presidente da câmara no final da sessão anterior, um ofício interno da prefeitura, endereçado ao prefeito, o qual relatava que supostamente o motorista teria deliberadamente cometido infrações de trânsito e trago prejuízos com seu veículo de trabalho. Ele justificou os fatos e chamou de perseguição política e covardia tanto do executivo quanto do presidente da casa tal leitura de uma comunicação que deveria ser interna da prefeitura e da qual ele sequer foi notificado.
Ao final da sessão, Lourival de Sousa (PSDB), presidente da câmara, rebateu a crítica de José Diniz com relação à “covardia” por parte dele, que apenas leu o ofício, e ainda afirmou que covarde era o próprio Diniz que falou ao início da sessão e foi embora sem esperar a sua fala.
O segundo a falar na tribuna foi senhor Ivaci de Lopes Oliveira (Ratinho), talvez um dos maiores defensores hoje da história e cultura pradense, que foi à Câmara pedir “socorro” aos vereadores com relação à antiga cadeia de Prados, a qual era um prédio estadual e iria para leilão, acabou doada ao município para se tornar casa de cultura, e agora segundo “Ratinho” além da prefeitura não organizar o local para abrigar a referida casa de cultura, retirou as telhas do imóvel e está tudo exposto, um risco de cair e se perder tudo. Ele citou como exemplos de que esse risco é real, a situação Selaria Estrela, a estação de Prados e o casarão recentemente demolido em Bichinho. Ao final, Ivaci foi bastante aplaudido pelos presentes, e ficou o compromisso dos vereadores em cobrar uma posição do executivo quanto a essa questão.
Terminadas as falas, seguiu-se a sessão. Nela foi votado e aprovado por unanimidade o projeto da prefeitura que exclui o cargo de assistente de comunicação, cargo este que está vago há cerca de 8 meses, e que mesmo vago influenciava no organograma da prefeitura.
Em suas falas, os vereadores de maneira geral voltaram a pedir punição exemplar para o empresário que demoliu o casarão histórico em Bichinho. O vereador Daniel (PDT) é membro do conselho do patrimônio e atualizou a todos sobre a questão. Segundo ele a prefeitura mostrou aos conselheiros o projeto aprovado, o qual mantinha a casa no lugar, porém ele explicou que a prefeitura errou ao não levar o projeto ao conselho antes da aprovação.
Os vereadores César (MDB), Vagner (PSDB) e Naninho (PT) cobraram manutenções nas pontes do sítio e do Pinhão. O vereador Vagner fez inclusive uma sugestão interessante, de que a prefeitura tivesse uma pessoa com a função de vistoriar as pontes do município e assim garantir a segurança das pessoas.
Abaixo é possível ouvir a íntegra do áudio desta Sessão. Além disso, as Sessões da Câmara são transmitidas ao vivo pelo site da casa e podem ser acompanhadas por toda a comunidade.
Prados Online
2012 Prados Online | cnpj: 15.652.626/0001-50