De acordo com Magda Soares (2003, p.16), alfabetizado é “aquele que sabe ler e escrever”. Já letrado é aquele “versado em letras, erudito”, e iletrado é “aquele que não tem conhecimentos literários “e também “analfabeto ou quase analfabeto.”
Alfabetização é a capacidade de decodificar os sinais gráficos, transformando-os em “sons”, e, na escrita, a capacidade decodificar os sons da fala, transformando-os em sinais gráficos. Ser alfabetizado é ser capaz de identificar os sons, compreender os códigos na leitura e escrita.
O Letramento tem por objetivo os aspectos sócio-históricos na aquisição da escrita procurando estudar e descrever o que acontece na sociedade de forma mais generalizada, assim entende que o letramento busca compreender o individuo que e alfabetizado e o que não é, verificando o individual e centralizando o aspecto social.
A Alfabetização e Letramento são como processos indissociáveis no processo de construção e aquisição. Ambos só tem sentido quando caminham juntos. Os dois conceitos são frequentemente confundidos, mas é importante diferenciá-los e ao mesmo tempo aproximá-los, a diferença e necessária porque o conceito de letramento tem ameaçado a alfabetização no campo de educação e aproximar.
REFERÊNCIA:
SOARES, Magda Becker. O que é letramento. 2003. Disponível em: <https://www.verzeri.org.br/artigos/003.pdf>. Acesso em:20/04/2019
*O conteúdo desta coluna é de exclusiva responsabilidade de seu autor. As colunas são um campo aberto para os seus autores, e quaisquer opiniões nelas, não é uma opinião do Prados Online.
Prados Online
2012 Prados Online | cnpj: 15.652.626/0001-50