No último dia 18, você viu aqui no Prados Online que a prefeitura se reuniu com comerciantes do alto de Pinheiro para tentar buscar meios sustentáveis para resolver o “gargalo” do trânsito no local, um problema que vem se arrastando há algum tempo e aumentando à medida que o movimento no local também cresce.
A prefeitura ainda nem chegou a uma solução definitiva para este primeiro caso e tem outra questão séria a resolver no trânsito de Prados, agora em Bichinho. Bichinho, como todos sabem, recebe um grande fluxo de turistas principalmente nos finais de semana, por lá o trânsito também vem apresentando problemas ao longo dos últimos tempos, e sem maiores providências a situação tem se agravado principalmente na região do Gritador (entrada da comunidade para quem vem de Tiradentes), e local onde estão a Casa Torta, a Oficina de Agosto e outros importantes estabelecimentos.
No último fim de semana, após um enorme congestionamento próximo à Casa Torta, um comerciante de Bichinho postou um vídeo reclamando da situação e gerou grande discussão nas redes sociais, no vídeo o senhor Márcio Guimarães apontava a Casa Torta como grande causadora de problemas e reclamava de prejuízos pois muita gente não conseguia chegar a Bichinho e retornava a Tiradentes. Muitos outros comerciantes locais concordaram com as reclamações, mas também muitos discordaram. O vídeo foi retirado do ar na tarde de ontem (23).
Também através do Facebook, Lu Gatelli, responsável pela Casa Torta se manifestou a respeito:
“Venho em nome da Casa Torta esclarecer algumas questões em relação ao Bichinho.
A Casa desde sua inauguração em 2016 vem desenvolvendo um belo trabalho frente à comunidade que acolheu nosso projeto com tanto carinho.
A intenção sempre foi agregar.
Em 2018 o projeto do coração, realizado dentro da Casa, atendeu 30 crianças gratuitamente com oficinas de teatro.
Ainda em 2018 foi solicitado à prefeitura um apoio ao trânsito: Quebra molas e placas para orientar turistas onde pode estacionar e ao perigo de crianças na área.
A prefeitura cedeu 4 placas e outras 2 placas foram pagas pelos proprietários da Casa.
O quebra-molas foi negado por falta de dinheiro. A Casa se colocou à disposição para pagar os custos, mas, um advogado esclareceu que qualquer dano causado a qualquer carro/pessoa que tivesse relação com o quebra-molas seria responsabilidade do estabelecimento. Desistimos.
Em 2019 solicitamos mais uma vez apoio ao trânsito no último feriado. Desta vez a prefeitura enviou na sexta-feira santa 2 homens com coletes laranjas. Nesta data o trânsito fluiu. No sábado um carro grande (um ônibus pelo que soube) estragou próximo a Oficina de Agosto. Este caso somado a falta de educação do BRASILEIRO resultou em uma confusão no tráfego.
As placas estão lá. As pessoas não respeitam. Funcionários da Casa Torta costumam pedir com educação para que os carros não estacionem em local proibido. Mas, nunca são atendidos.
A Casa Torta tem feito o possível (dentro da lei) em relação a melhorias no trânsito nos grandes feriados. Na última segunda (22/04) tivemos mais uma reunião com o Chefe de Gabinete e secretários da Prefeitura de Prados para mais uma tentativa de melhorar o tráfego. A prefeitura está se colocando à disposição para dialogar e resolver a questão da melhor maneira.
Uma reunião dentro da Casa Torta será realizada em breve com empresários que realmente estão preocupados com o bem estar da comunidade.
Xingamentos, apontamentos e egocentrismo não resolvem problemas.
É hora de trabalhar para o bem comum.
Os turistas estão aí.
Para finalizar fica uma frase para reflexão:
Qual a SUA responsabilidade pela desordem da qual VOCÊ se queixa?
Lu Gatelli”
O que a Prefeitura diz a respeito
Conversamos ainda na tarde de ontem (23) com Eduardo Ferreira, secretário de administração da prefeitura. Segundo ele, na tarde desta terça (23) alguns comerciantes de Bichinho foram recebidos na prefeitura, dentre eles o próprio Marcio (autor do vídeo).
Eduardo explicou que os anseios dos comerciantes foram ouvidos e uma reunião foi marcada na comunidade para o próximo dia 1º, nela a intenção é buscar melhorias sustentáveis para o trânsito, tanto nas proximidades da Casa Torta, quanto em outros pontos críticos na comunidade.
Prados Online
2012 Prados Online | cnpj: 15.652.626/0001-50