Tivemos na noite desta terça (21), a oitava Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Prados. A sessão foi marcada por um grande número de projetos lidos e por homenagens póstumas.
Entre os projetos lidos na casa e que serão votados nas próximas sessões estão nomes de ruas, a entrada de Prados na Associação de Municípios Mineradores de Minas e do Brasil e uma parceria com a prefeitura de Coronel Xavier Chaves, que pode culminar com a construção de um portal de entrada para Prados próximo à comunidade de Fátima.
Entre os projetos votados, estavam a moção de pesar pelo falecimento da funcionária da casa, Margarida Maria Lopes, a subvenção de até R$21 Mil para a Lira Ceciliana neste ano de 2019 e uma segunda moção de pesar, essa em homenagem à senhora Maria Onofre de Lourdes Silva, moradora da comunidade do Coqueiro, e recentemente falecida.
A família de D. Maria estava presente e foi um momento de bastante emoção no plenário da casa. Com o fim das votações, os vereadores subiram à tribuna. Veja algumas falas em destaque:
O vereador Naninho (PT) elogiou que começaram as alterações no trânsito em Bichinho e solicitou que a prefeitura revisse os horários dos alunos da creche que são da comunidade do Coqueiro, que o ônibus tem saído muito cedo de lá segundo ele, hoje o horário é por volta de 5:30 da manhã.
O vereador Daniel (PDT) elogiou a ponte de alvenaria que foi colocada na “estradinha velha”, mas lembrou que o local poderia estar ainda melhor se o cronograma de obras da antiga administração tivesse sido seguido, pois o local tinha previsão de calçamento e dinheiro em caixa para tal, mas foi remanejado para outras ruas. Ele criticou também o fato da prefeitura mesmo tendo recebido a documentação do conselho do patrimônio não ter nem ao menos notificado o empresário que demoliu o casarão em Vitoriano Veloso, o vereador afirmou que o caso será investigado então pelo Ministério Público e Polícia Civil, que foram acionados diretamente pelo conselho. Segundo Daniel, que aproveitou para lembrar que Prados está prestes a comemorar 315 anos, casos como este do Bichinho, o da Selaria Estrela e o da Cadeia mostram um lamentável descaso desta administração com o patrimônio de Prados.
O vereador César (MDB) cobrou do líder do governo que na última sessão foi afirmado que a ponte do Sítio e a da Estrada Parque seriam reformadas naquela semana, mas que até agora nada foi realizado. Ele voltou a cobrar também o que segundo ele é um absurdo, o fato de ter 3 anos que se cobra da prefeitura que o secretário de obras opera máquinas pesadas sem curso para tal, e o prefeito finge que não vê.
O vereador Paulinho (PSDB) elogiou a prefeitura porque começaram as obras nas estradas da comunidade do Sítio, obras que ele vinha cobrando há algum tempo. Ele anunciou que intermediou também conversas entre moradores de ruas de Pinheiro e a prefeitura, para construírem de maneira conjunta calçadas, a prefeitura entra com o material e os moradores com a mão de obra.
O vereador Delfim (PSDB), falou como líder do governo. Ele respondeu questionamentos dos colegas nas sessões anteriores, reafirmou que as pontes serão consertadas no Sítio e Estrada Parque, anunciou o retorno da obra de calçamento no Atalaia e de uma nova licitação para calçamentos em vários bairros de Prados, obras no valor de cerca de R$500 Mil.
Abaixo é possível ouvir a íntegra do áudio desta Sessão. Além disso, as Sessões da Câmara são transmitidas ao vivo pelo site da casa e podem ser acompanhadas por toda a comunidade.
Prados Online
2012 Prados Online | cnpj: 15.652.626/0001-50