Há 15 anos atrás, quando Padre Dirceu de Oliveira Medeiros chegou a Prados em um momento difícil e conturbado para comunidade católica local devido a um escândalo envolvendo seu antecessor, talvez nem ele mesmo imaginava o quanto seria importante não só para os católicos, mas para a cidade que o acolhia e para toda a diocese.
Durante este período, criou-se um vínculo forte entre o padre e a cidade, mas agora após uma década e meia ele está de partida, convidado diretamente por Dom Walmor de Oliveira Azevedo, Presidente da Conferência Nacional dos Bispo do Brasil (CNBB), ele se mudará pra Brasília, onde será o novo Subsecretário Adjunto Geral da CNBB.
Além de pároco de Prados, Pe. Dirceu era atualmente o vigário geral da diocese, cargo que ocupa já há 12 anos. Antes da nomeação de Dom José Eudes, Pe. Dirceu também foi Administrador Diocesano.
Na CNBB, Pe. Dirceu substitui Pe. Nequinho, que ocupou o cargo por 10 anos e agora retorna à arquidiocese de Mariana (MG). No Estatuto da Conferência, art. 240, encontra-se a seguinte afirmação: “segundo plano de organização do Secretariado Geral, o Secretário Geral repartirá responsabilidades e tarefas específicas com os Subsecretários Adjuntos e o Ecônomo e com eles conferirá, com frequência, sobre o tudo o que se refere ao Secretariado Geral e à sede da CNBB“.
Um novo pároco deve ser anunciado para Prados nos próximos dias, e já se preparando para partida que acontece nos próximos dias, Pe. Dirceu escreveu uma mensagem aos pradenses:
“Caros irmãos presbiteros, amigos de minha querida Paroquia de Prados!
Graça e Paz!
No último dia 08 de maio fui surpreendido com um telefonema de Dom Walmor de Oliveira Azevedo, Presidente da Conferência Nacional dos Bispo do Brasil (CNBB) convidando-me para colaborar com esta entidade. A proposta: assumir como Secretário Adjunto desta entidade tão importante para a Igreja no Brasil. Com “temor e tremor”, porém confiante na Graça de Deus aceitei o desafio. Isso implica em ter que deixar a querida Paróquia de Prados, onde servi por quinze anos. Devo vir morar em Brasília na primeira quinzena de junho. Levarei todos no coração. Uno-me aos meus familiares que sempre estão comigo e são meu apoio.
Agradeço as palavras de encorajamento e apoio de meu bispo Dom José Eudes Campos do Nascimento e a confiança depositada em mim por Dom Walmor. Procurarei dar o melhor de mim nessa tarefa.
Peço que entendam minha decisão e orem por mim. Suplico ainda a proteção de Nossa Senhora da Conceição, me coloco debaixo de seu manto materno.
Em Cristo Ressuscitado!”
Pe. Dirceu de Oliveira Medeiros
Um pouco de seu legado
Natural de Barroso, P. Dirceu cursou Filosofia e Teologia em Juiz de Fora (MG). Além dos cargos acima mencionados, nos últimos 15 anos esteve à frente da paróquia de Prados e foi responsável por um legado que provavelmente não será esquecido pelos pradenses. Além de aproximar Igreja e comunidade, Dirceu foi responsável por uma valorização de nossa cultura e patrimônio.
Se utilizando de todos os meios possíveis, ele soube neste período se comunicar de maneira única com os pradenses, apresentou por anos um programa de rádio e chegou a gerenciar a rádio em um período em que ela ameaçava fechar suas portas. Além disso foi colunista aqui mesmo no Prados Online e utilizou bem as redes sociais para conversar com os fiéis.
Foi o responsável por um movimento de valorização do patrimônio paroquial, como exemplo citamos a reabertura da Casa da Prata (um patrimônio que muitos pradenses nem imaginavam que existia), as restaurações das igrejas Matriz e Rosário, reformas de todas as capelas do município e construção da capela de N.S. Aparecida, na comunidade do Coqueiro. Destaca-se a revitalização do Adro da Matriz e a reforma da Casa da Câmara, que uniu a comunidade em prol das obras.
Espiritualmente, foi um incentivador de pastorais e grupos de jovens. Em sua passagem, além do fortalecimento dos grupos de jovens e de pastorais já existentes, foram criadas as pastorais: da criança, da saúde e da comunicação.
Resgatou a festa de N.S. do Rosário, inclusive o grupo de congada. Resgatou também a Irmandade de São Miguel e Almas que estava adormecida há anos, além de celebrações importantes como o Ofício de Trevas da Semana Santa, que voltou a acontecer.
Nesses 15 anos em Prados, Pe. Dirceu se envolveu em tudo, andou a cavalo, rezou missa no alto da Serra, caminhou rumo ao Livramento com a comunidade, e mais que isso, se tornou parte dela, e isso não se perde, isso ninguém toma de ninguém.
Boa sorte amigo Dirceu na sua nova empreitada, e obrigado por toda a contribuição (que não cabe nesse texto), por todas as sementes plantadas em nossa cidade.
Prados Online
2012 Prados Online | cnpj: 15.652.626/0001-50