Mais uma vez os católicos pradenses se reuniram em grande número para celebrar o Corpus Christi. As celebrações, que foram presididas por Pe. José Raimundo neste ano, se iniciaram ainda na noite de quarta com uma missa na igreja de Santo Antônio, em Pinheiro Chagas.
No início da manhã de quinta, crianças e jovens começaram a confecção dos tradicionais tapetes de serragem, houve uma missa ainda pela manhã na matriz de N. S. da Conceição. E à tarde tivemos o ponto alto das celebrações, com a procissão que percorreu as centenárias ruas centrais de Prados, seguida de uma missa no adro da matriz.
O Corpus Christi
A festa de Corpus Christi é uma das mais antigas do Catolicismo em todo o mundo. Foi instituída pelo Papa Urbano 4°, em 1264, para ser Celebrada na quinta-feira após o domingo da Santíssima Trindade, que ocorre, por sua vez, no domingo seguinte ao de Pentecostes. Segundo a tradição, ele recebeu o segredo das visões da Freira Juliana de MontCornillon.
“Corpus Christi”, em latim, significa “corpo de Cristo”. Trata-se de uma festa móvel Católica que celebra o milagre da transubstanciação. Para o Catolicismo, Cristo se transforma no pão (a hóstia), que se torna seu corpo, assim como o vinho se converte em seu sangue. A festa era uma das mais pomposas Procissões Católicas em Portugal e foi trazida para o Brasil pelos colonizadores, no século 16.
O costume de enfeitar as ruas surgiu em Ouro Preto e se espalhou pelo país, hoje é tradição em vários cantos do Brasil. Em cada região acabou havendo uma adaptação desse costume, mas de maneira geral são tapetes de serragem como em Prados e região, sal, areia ou outros materiais coloridos que, retratam passagens bíblicas e símbolos da Eucaristia.
*Fotos: Paróquia de Prados
Prados Online
2012 Prados Online | cnpj: 15.652.626/0001-50