Tivemos na noite desta quinta-feira (12), no Teatro Municipal de Prados, a formatura de alunos que concluíram o Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) no primeiro semestre deste ano. Ao todo, cerca de 90 crianças de escolas municipais da cidade receberam o certificado.
Participaram da entrega dos certificados: professores e diretores da rede municipal, a secretária de educação Tatiana Capistrano, o presidente da Câmara vereador Lourival de Souza, a vereadora Vicentina Gonçalves, o prefeito Lester Junior e os PMs: Cabo Flavio, Cabo Cristian, Sargento Samuel, Sargento Evaldo e Capitão Capitão Tassinari.
Neste ano, 93 mil crianças, de 9 a 12 anos, fizeram a capacitação em todas as regiões de Minas. Mais de 3,5 milhões de pessoas já fizeram o curso em Minas Gerais.
Sobre o Proerd
O programa foi criado na década de 70, nos Estados Unidos, por Daryl Gates, chefe do Departamento de Polícia de Los Angeles. Na época, ele se reuniu com o Superintendente do Distrito Escolar Unificado de Los Angeles para discutir formas de interferir no ciclo gerador do abuso de drogas e das condutas criminosas. Como resultado, foi lançado em 1983 um programa educacional para a prevenção do abuso de substâncias: o Drug Abuse Resistance Education (D.A.R.E.).
Os idealizadores do programa chegaram à conclusão de que os alunos perceberiam os policiais como os mais confiáveis para aplicar as lições devido à experiência deles em lidar com as consequências advindas do abuso de drogas.
Proerd em Minas Gerais
A Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) iniciou suas ações no Proerd a partir da capacitação de cinco policiais militares no Curso de Formação de Instrutores promovido pela Polícia de São Paulo, em 1997. Em 1998, foi assinado um protocolo de intenções entre a Prefeitura de Uberlândia e a Polícia para desenvolver o programa em algumas escolas da rede pública municipal, em caráter experimental. Posteriormente, com a formação de novos instrutores, o programa foi estendido para outras cidades de Minas Gerais.
Hoje, o Proerd está presente em todas as regiões do estado, atendendo e capacitando crianças, adolescentes e pais em diversos municípios e escolas das redes públicas e privadas. Em 2018, por exemplo, o programa atendeu 2.650 escolas. Semestralmente, cerca de 500 cidades são atendidas. Desde o início das atividades, em 1998, o Proerd já capacitou mais de 3,5 milhões de pessoas.
*Fotos: Valcira Sousa
Prados Online
2012 Prados Online | cnpj: 15.652.626/0001-50