O alerta foi feito em matéria publicada pelo Jornal Gazeta no último dia 20/07. Por falta de profissionais suficientes para atender à demanda da região, o Hemominas de São João Del-Rei corre o risco de ter atendimentos paralisados durante a semana ou até mesmo de ter os trabalhos suspensos.
A principal precariedade do Centro de Hematologia é a falta de médicos para realizar as coletas de sangue, já que não há concursos públicos e o município não consegue fazer a contratação do profissional.
Trabalham atualmente na unidade, duas médicas, quando na verdade o ideal seriam 3, e a situação pode piorar já que à partir de agosto uma delas não estará mais no local. A dificuldade em manter o quadro completo se deve em parte à crise que Minas atravessa, onde pela contenção de gastos não se tem aberto vagas via concursos, uma situação que não acontece apenas em São João de Rei.
Ainda segundo a matéria, a prefeitura de São João Del Rei teria tentado suprir o quadro de médicos, mas devido a entraves da legislação municipal, não foi possível.
Como o Hemominas de São João Del-Rei atende 18 municípios da região, incluindo Prados, as cidades filiadas ao Consórcio Intermunicipal de Saúde das Vertentes (Cisver) se reuniram na última quarta-feira, 17, para discutirem a situação. Uma comissão foi formada para averiguar a possibilidade dos demais municípios, também atendidos pelo Hemominas, realizarem a contratação de médicos.
Além da falta de médicos, de acordo com a gerente administrativa do hemonúcleo, Tânia Mara da Silveira Santos, a unidade também necessita de contratações de bioquímicos e enfermeiros. Em nota, a Fundação Hemominas informa que está ciente da situação de São João Del-Rei e que trabalha para viabilizar o remanejamento do quadro de funcionários.
“A Direção da Fundação Hemominas, juntamente com todas as unidades da instituição, vem se esforçando para a reposição dos servidores e a manutenção dos serviços a contento, visando a satisfação dos doadores e pacientes. É nesse sentido que estamos trabalhando e mantendo o atendimento da Unidade de São João Del-Rei”, esclarece a nota.
*Gazeta de São João Del Rei
Prados Online
2012 Prados Online | cnpj: 15.652.626/0001-50