Nesse mês de agosto de 2019, a Associação Municipal de Apoio ao Idoso – AMAI, completa 25 anos de uma história de dedicação e dignidade junto aos idosos em Prados.
Em comemoração à data, haverá uma missa em ação de graças na igreja de Santo Antônio, dia 13 de agosto, às 18:30. E a história dessa instituição é algo mesmo a ser lembrado e comemorado, um conquista feita à base de muita solidariedade e empenho de toda a comunidade.
A AMAI
Nascida a partir da constatação de penosa realidade de muitos idosos, morando sozinhos ou inseridos em famílias de baixíssima renda, a AMAI nasceu em uma reunião ocorrida em 17/08/1994, com participação de representantes de vários segmentos da comunidade, que foram convidados pela Dr.ª Carmen, médica que, já naquela época, atuava havia muito tempo na cidade. Em seu dia a dia na Santa Casa, ela convivia com a triste situação de idosos que ali chegavam debilitados e doentes pela falta de alimentação adequada e pelas precárias condições de higiene. Tratados, voltavam à mesma situação, num círculo vicioso sem fim.
Era preciso romper esse círculo e todos abraçaram a ideia de criação de um lar de abrigo para essas pessoas. No início, a Conferência Vicentina de Prados cedeu duas casas em sua vila para abrigar os primeiros residentes. Alimentos e recursos financeiros para manutenção e despesa com cuidadora também foram prontamente ofertados. Doado o terreno pela Prefeitura para construção da sede, profissionais da construção civil doaram projeto e mão- de- obra. Materiais como cimento, areia, cascalho, tijolos foram doados para erguer as primeiras paredes. Era bonito ver tanta gente trabalhando, sobretudo em fins de semana, na alegria de poder colaborar.
Nesses tempos, incansável foi a dedicação da Dra. Carmen e do saudoso Dr. Silvestre, que coordenavam tudo, promovendo campanhas e atraindo mais pessoas para serem protagonistas desta história. A sede com as necessárias condições de funcionamento ficou pronta em 01/08/1999 e os primeiros residentes vieram da Vila Vicentina para inaugurarem a casa. Constatou-se então que o número de idosos que precisavam de ajuda era muito maior de que se pensava.
Cientes da existência de um local de abrigo, pedidos de acolhimento foram chegando até de cidades vizinhas. Foi preciso crescer, alargar espaços. E então também cresceram as dificuldades, necessidades de adequação às exigências de órgãos públicos, busca de recursos financeiros, enfrentamento de situações comportamentais inusitadas em idosos e que, muitas vezes, tiravam o sono de dirigentes. Mas a cada ano, com a realização de eventos beneficentes, com a ampla ajuda de pessoas solidárias, foi sendo possível ampliar o leque de serviços prestados aos idosos, criando espaços físicos para os respectivos atendimentos. Sonho antigo, a construção de uma sala de convivência foi concluída em fins do ano passado. É onde os idosos se reúnem para festejar aniversários, fazerem terapia ocupacional ou realizarem outros tipos de atividade em grupo.
A cada etapa vencida, uma grande alegria vem como recompensa, afastando para segundo plano as dificuldades e dissabores que estavam no caminho. Mas a entidade sabe que não pode parar e que tem de abraçar outro projeto. Lembrando a passagem bíblica, o que foi dito ao profeta Elias, há sempre ainda um longo caminho a percorrer.
Prados Online
2012 Prados Online | cnpj: 15.652.626/0001-50