O Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) assinou na última segunda-feira (21/10) a captação de 100 milhões de euros (ou quase R$500 milhões de Reais) com o Banco Europeu de Investimento (BEI) para financiamento de projetos relacionados à economia sustentável. A cerimônia aconteceu na sede do BEI, em Luxemburgo, com a participação do presidente do BDMG, Sergio Gusmão Suchodolski, e da diretoria da instituição europeia. Esta é a maior operação internacional da história do banco mineiro e a primeira operação do BEI em Minas.
O objetivo é financiar projetos de geração de energia limpa (energia solar fotovoltaica, PCHs, usinas de bioenergia etc.) e eficiência energética. Poderão ser atendidos projetos em Minas Gerais de empresas de qualquer porte, com custo máximo de 50 milhões de euros por projeto. Iniciativas do poder público também poderão ser contempladas. O prazo para pagamento pode chegar a 13 anos, dependendo da natureza da operação e do tipo de negócio, com até dois anos de carência.
Nos primeiros nove meses deste ano, o BDMG já desembolsou R$ 31 milhões para projetos de energia solar fotovoltaica – um dos principais focos de investimento da parceria BEI/BDMG. O valor é 142% maior do que o liberado no mesmo período do ano passado. Com os novos recursos do BEI, o BDMG pretende impulsionar o financiamento a investimentos com a maior agilidade possível, a depender da entrada e do andamento dos projetos em carteira. Os recursos do BEI serão liberados em fases. Pelo acordo, poderão ser até 20 repasses.
Prados Online
2012 Prados Online | cnpj: 15.652.626/0001-50