No século XVII, a busca pelo ouro e outros metais preciosos trouxe bandeirantes à nossa região. Esta foi a origem dos povoados que mais tarde se tornariam cidades como Prados, Tiradentes e São João del Rei.
Tais povoados da região conhecida hoje como Campo das Vertentes, nasceram e se desenvolveram em torno de um ponto de referência em comum, a Serra de São José, que além de belezas naturais e uma importante fauna e flora, guarda importantes passagens da história do nosso país.
E a serra, que emoldura nossa região está próxima de ser tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Os trabalhos para o tombamento começaram em 1979, a pedido do Instituto Histórico e Geográfico de Tiradentes (IHGT), mas estavam paradas desde então. Somente em agosto deste ano é que o Iphan retomou o processo, que deve ser concluído até 2021.
É importante ressaltar que há cerca de 30 anos, a serra se tornou uma Área de Preservação Ambiental (APA) e, desde então tem monitoramento constante do Instituto Estadual de Florestas (IEF), que tem sede em Prados na Casa da Serra, e mais duas unidades no entorno da montanha, além de equipes de campo.
Conversamos com Itamar Christófaro, do IEF, responsável direto pela APA, que afirmou que vê com bons olhos o processo de tombamento. Segundo ele, o tombamento se concluído, tem muito a somar com a preservação da Serra e de seu entorno já que os esforços hoje concentrados no meio ambiente se somariam aos de aspecto cultural.
Ainda segundo Itamar, o tombamento envolve toda a área da montanha, compreendia hoje nos municípios de Prados, Coronel Xavier Chaves, São João del Rei, Santa Cruz de Minas e Tiradentes.
Foto: http://www.minasgerais.com.br/pt/destinos/prados
Prados Online
2012 Prados Online | cnpj: 15.652.626/0001-50