O departamento de Vigilância Epidemiológica da Prefeitura de Prados divulgou os resultado do Levantamento de Índice Rápido para Aedes (LIRA’a), que é uma pesquisa por amostragem, que foi realizada entre 7 e 10/01 em imóveis de todos os bairros da área urbana de Prados.
O resultado obtido foi um Índice de Infestação Predial (IIP) de 2,1%, ou seja, aproximadamente 2 (dois) a cada 100 (cem) imóveis de nosso município têm a presença do mosquito Aedes. Parece pouco, mas não é, o índice é superior ao do mesmo período no ano passado (1,7%), e é bom lembrar que em 2019 tivemos aqui epidemia de dengue e a aparição do vírus da Chykungunya em nossa cidade.
De acordo com as diretrizes do Programa Nacional de Controle da Dengue, esse índice coloca Prados classificada com MÉDIO RISCO. Os focos do Aedes aegypti foram encontrados no centro, Quebra Castanha e Pinheiro Chagas. A maior parte dos focos foram encontrados em locais de armazenamento de água como tonéis por exemplo, seguido de lixo e pequenos recipientes de vasos de plantas e outros.
É importante que a população inspecione possíveis recipientes com água acumulada em seus imóveis, e que também denunciem à secretaria de saúde lotes e locais na vizinhança que estejam descuidados.
Prados Online
2012 Prados Online | cnpj: 15.652.626/0001-50