A forte chuva que caiu durante toda a madrugada causou transtornos em cidades da região, principalmente em São João del Rei. Segundo o Corpo de Bombeiros, há um grande número de pontos de alagamento e inundações de ruas e residências, mas até o momento sem vítimas (informação atualizada pela corporação às 06:51 de quinta-feira). Principais ocorrências destacadas até aqui pela corporação:
-Alagamento nas casas da Rua Araraquara, com retirada de uma moradora especial e condução da mesma para casa de parentes fora da área de risco.
-Queda de muro no bairro solar da Serra.
-Risco de queda de muro de arrimo na Vila Marchetti.
-Uma casa com risco de desmoronamento no bairro Senhor dos Montes.
-O Rio das Mortes saiu de seu leito em alguns pontos.
-No bairro Colônia do Giarola, o Rio Carandaí também saiu de seu leito e inundou algumas ruas.
-Queda de um galho de eucalipto e de parte de um barranco na BR 265, entre São João del Rei e Barroso;
-Um risco de queda de barranco no Tejuco (Rua Inácio Alvarenga,) e outro no Senhor dos Montes ( Rua Gino Ovídio de la Cros).
Há ainda pontos de alagamento no bairro das fábricas, colônia e nas proximidades do Independente, caminho para quem vai da Colônia para Santa Cruz de Minas e bairro Matosinhos.
Barbacena
Chove em Barbacena incessantemente desde a tarde de quarta-feira. Na região do Distrito de Sa Fortes, a cerca de 10 km de Barbacena, foram registradas ocorrências também durante a madrugada com os bombeiros sendo acionados para diversas ocorrências com inundações, alagamentos, enxurradas e risco de queda de encostas.
Na Vila Irene, uma família ficou presa dentro de casa, onde os bombeiros tiveram que retirar uma senhora e suas duas filhas pequenas, levando-as para a casa de parentes.
Houve também queda de árvores na MG 135, nas proximidades do Aeroporto.
O Rio das Mortes transbordou em trechos de Barroso e Tiradentes (fotos). É necessário redobrar a atenção nas proximidades do leito do rio e pontes. Em Barbacena, bombeiros que voltavam de um atendimento caíram coma viatura em uma ponte que liga a cidade ao distrito de Sá Fortes, os militares estão bem. Árvores bloqueiam trechos da rodovia entre Barbacena e Antônio Carlos.
SÃO JOÃO DEL REI
Segundo informações atualizadas pelo Corpo de Bombeiros às 12:30, em São João del Rei, temos 5 casos de situações de risco (1 queda de muro de arrimo, 2 deslizamentos de encostas e 2 casas com rachaduras).
Os pontos de alagamento da madrugada já desalagaram, entretanto, o nível de ambos os rios (Carandaí e Das Mortes) estão no limite. Qualquer aumento na chuva pode provocar novos alagamentos.
Ainda continuam a surgir novas demandas de vistorias em residências ou encostas e as equipes estão atendendo por prioridade em grau de risco.
Houve uma ligação informando que uma rua (não pavimentada) que vai para o Povoado de Fé sofreu deslizamento parcial.
No momento, uma equipe em deslocamento para São Tiago para uma obstrução parcial e risco de deslizamento de terra em uma rua daquela cidade.
Não há registro de vítimas na região de São João del Rei
*Atualizado às 12:30
Prados Online
2012 Prados Online | cnpj: 15.652.626/0001-50