Prados registrou nesta sexta-feira (20) mais dois casos suspeitos de coronavírus. Segundo o secretário de saúde, Rildo Costa, são duas mulheres, ambas da região central da cidade.
O secretário afirmou que esta é uma medida preventiva, que as pacientes tem alguns sintomas leves que podem ser da COVID 19, e por isso, foram orientadas a ficar em casa sob isolamento, elas serão monitoradas pela equipe de saúde do município como já acontece com o outro caso suspeito anterior.
Rildo ainda ressaltou que a primeira paciente, cujo o exame ainda não ficou pronto, passa bem no momento, e que novas medidas estão sendo tomadas junto ao prefeito para assegurar atendimento aos pradenses nos próximos meses.
Minas decreta calamidade pública, estadualiza medidas e fecha divisas
O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, decretou, nesta sexta-feira (20/3), calamidade pública no Estado em função do coronavírus. A determinação só foi viabilizada após confirmação do decreto de calamidade federal pelo Senado.
Com a medida, o governo estadualizou as ações do governo que valiam em caráter recomendatório e apenas para a Região Central, onde foi constatado caso de contágio comunitário (em que o paciente não sabe de quem contraiu o vírus).
A estadualização obriga os municípios a seguirem as regras do Governo do Estado. Fica assim proibido o funcionamento do comércio em todas as cidades mineiras. A exceção são os estabelecimentos que vendem produtos ou prestam serviços essenciais, como padarias, supermercados e farmácias.
Quanto ao transporte, os ônibus intermunicipais só poderão agora rodar com metade da capacidade. Aqueles que trafegam dentro das cidades e os rurais, terão que respeitar a capacidade de lotação de passageiros sentados.
O decreto ainda versa sobre o fechamento das divisas para o transporte coletivo terrestre. Ou seja, os ônibus e vans de passageiros não poderão entrar e sair do estado. O transporte individual ainda não foi restrito. O transporte de cargas nunca será restringido, de forma a garantir o abastecimento. Já o transporte aéreo é de competência do governo federal.
O decreto será encaminhado para a Assembleia Legislativa para confirmação. Porém, já passa a valer a partir da primeira hora da próxima segunda-feira (23/3).
Neste momento é importante a colaboração de cada um de nós, seguindo sempre as orientações das autoridades, fique atento pois o Prado Online trará sempre um panorama atualizado sobre a situação principalmente em Prados e região. Clique aqui e acompanhe nossa cobertura completa.
*Foto: Saulo Guglieumelli
Prados Online
2012 Prados Online | cnpj: 15.652.626/0001-50