O fim de semana segundo as autoridades de saúde é crítico para o isolamento das pessoas, há nesse período uma tendência de relaxamento e esse relaxamento pode acarretar em um aumento na curva de transmissão do coronavírus nas semanas seguintes.
Cenas de irresponsabilidade nesse sentido foram vistas em todo o país neste sábado e domingo (04 e 05), e em Prados não foi diferente. Quem saiu às ruas por algum motivo pode presenciar rodas de amigos na praça, confraternizações e pessoas se exercitando em grupos. Denúncias aconteceram e um bar chegou a ser fechado na cidade neste sábado.
Essa displicência contrasta com a realidade do que as autoridades esperam em termos de surto para os próximos dias. O sistema de saúde não está preparado para atender a todos em massa, por isso esse distanciamento social se faz tão importante, para que as pessoas adoeçam de maneira mais diluída, escalonada, e os profissionais de saúde possam então trata-las com os recursos existentes.
Entenda o tamanho do nosso problema
Para termos uma noção, nossa cidade não tem UTI, temos uma sala vermelha na Santa Casa, com apenas 1 respirador, isso para uma população de cerca de 9 mil habitantes.
Conversamos na noite de sexta-feira (03/04) com Emerson Livramento, Responsável Técnico pela Enfermagem da Santa Casa. Segundo ele, a orientação que se tem até o momento é que os municípios da nossa macrorregião terão que se organizar para atender seus pacientes com COVID 19 desde os casos leves a graves. Devido às limitações que temos no sistema de saúde em toda a região, só poderão ser transferidos (caso haja vaga, isso pois os leitos já estão defasados em tempos normais, sem pandemia) pacientes em estado gravíssimo acometidos pela COVID 19.
A Santa Casa está se preparando e começou a pedir ajuda
Ainda segundo Emerson, a prefeitura tem contribuído como pode no processo de preparação, há boa vontade e empenho do poder público, e essa ajuda já possibilitou por exemplo um reforço do time noturno com enfermeiros de nível que não havia até então.
O próprio prefeito Juninho anunciou em vídeo nó último sábado (04) que além dos testes rápidos fornecidos pelo Ministério da Saúde, a prefeitura adquiriu outros fora do país, que mais dois médicos chegaram ao município e ajudarão no combate à pandemia, e que outras ações serão tomadas.
Emerson vê com muito bons olhos essa ajuda da prefeitura e da comunidade, que já se mobiliza também em apoio à instituição. Segundo ele, empresas já se disponibilizaram a contribuir e a Santa Casa busca montar um segundo leito de estabilização (sala vermelha), os profissionais tem buscado aparelhos no mercado e tentam viabilizar esse implemento o mais rápido o possível, mas nem isso tem sido fácil já que com a alta demanda, muitos equipamentos estão escassos no mercado.
A comunidade em geral pode ajudar e já está fazendo isso. Na última semana, a Santa Casa utilizou as redes sociais para pedir ajuda, ajuda que pode vir em dinheiro ou em trabalho. Muita gente da comunidade já atendeu ao chamado e tem confeccionado EPIs para os profissionais, outros tem doado essas matérias-primas ou ainda recursos. Além dos equipamentos e insumos para o tratamento, os EPI’s são fundamentais para garantir a integridade dos profissionais.
Para contribuir, basta entrar em contato através dos meios abaixo:
Números atualizados na tarde deste domingo (05)
Prados continua com 4 casos descartados e 8 casos suspeitos de COVID 19.
Em Minas, até o momento são 47.078 casos suspeitos e 498 casos foram confirmados. 84 óbitos estão em investigação e permanecem 6 óbitos confirmados.
No Brasil, o número de infectados, no momento, é de 11.130 (852 casos só no domingo). O número de mortes é de 486, 54 delas só no domingo. A taxa de letalidade do vírus no Brasil é de 4,2%.
O pedido das autoridades é unânime, fique em casa. Saia apenas para o que for estritamente necessário e em seguida volte para casa.
Prados Online
2012 Prados Online | cnpj: 15.652.626/0001-50