Prados não teve alterações nos números do Coronavírus desde aqueles divulgados no fim de semana, continua com 2 casos suspeitos, 13 já descartados e nenhum caso confirmado.
Em Minas, até o momento (dados atualizados em 14/04) temos 884 casos confirmados, sessenta (60) óbitos seguem em investigação, 218 óbitos foram descartados e vinte e sete (27) óbitos foram confirmados. Minas é neste momento o 6º Estado brasileiro com maior incidência de casos de COVID 19.
No Brasil, os números divulgados pelo Ministério da Saúde nesta terça (14) são preocupantes, ultrapassamos as 1500 mortes, batemos o recorde de pessoas mortas por COVID 19 em um único dia, e no mundo, neste dia 14 fomos o 7º país com mais mortes pela doença, segundo dados da OMS.
O número de mortes decorrentes da doença subiu para 1.532 no país e o de casos, para 25.262. O total de óbitos marca um aumento de 15% em relação ao dia anterior, quando foram registrados 1.328. A taxa de letalidade do país está em 6,1%, maior do que a registrada um dia antes, quando o índice foi de 5,7%.
O Ministério divulgou também uma perspectiva de pessoas curadas. Partindo de estimativas adotadas em outros países, representantes da pasta afirmaram que o índice é de 55% dos casos confirmados, o que significaria um total de 14.026 pessoas.
Ações de combate à pandemia são intensificadas em Prados
Apesar dos bons números até aqui, Prados teve nos últimos dias uma mudança de postura com relação às ações de combate à pandemia.
Temos acompanhado desde o início de nossa cobertura o esforço dos profissionais de saúde e da administração municipal para melhorar a estrutura de atendimento da cidade e também em conscientizar a população para que fique em casa, mas nos últimos dias ficou claro aos olhos de todos que as ruas estão mais cheias do que deveriam estar, assim como o fato de que há festas e confraternizações por toda a cidade, além de pouco controle do que entra ou sai da do município.
Essas questões levantaram muitos debates na comunidade e geraram algumas ações concretas na intensificação do combate à situação em nosso município. Houve na última semana uma reunião entre o Secretário de Saúde Rildo Costa e o vereador César Cabeção na qual o vereador levou sugestões como o uso de carro de som e de funcionários da Prefeitura em orientação às pessoas na rua, o mesmo vereador já nesta segunda (13) fez uma indicação para que a Câmara Municipal antecipasse a devolução de valores que sobram na casa para a Prefeitura, e que estes fossem encaminhados à Santa Casa.
Ainda na segunda-feira, um áudio gravado pela enfermeira Nilce Ribeiro circulou pelas redes sociais, nele a enfermeira que é reconhecida por seu empenho e dedicação com a Santa Casa, alertava de maneira veemente e emocionada sobre os riscos aos quais a população estava se expondo e as possíveis consequências disso caso não houvesse nova atitudes tanto das autoridades quanto da própria população.
Diante de tudo isso, na manhã desta terça-feira, se reuniram: o Prefeito Juninho, os membros da Comissão Especial de combate à COVID 19 e alguns vereadores. Novas ações foram anunciadas ao fim deste encontro. São elas:
Também nesta terça (14), os vereadores César Cabeção e Daniel Carvalho entraram com representação no Ministério público, pedindo que se cobre da Prefeitura um maior rigor em ações com relação ao assunto.
E ainda na noite de terça, um vídeo gravado pela Dra. Carmem, médica que há décadas atua em Prados, dona de uma biografia extremamente respeitada na comunidade, foi divulgado nas redes sociais. A médica pertence ao grupo de risco e encontra-se nesse momento em casa, ela divulgou números e perspectivas reais do que pode acontecer em Prados com e sem a colaboração das pessoas, tais perspectivas do Ministério da Saúde abrem uma margem de 2 a 17 mortes na cidade. O apelo da médica é para que as pessoas fiquem em casa:
Clique aqui e acompanhe nossa cobertura completa da COVID 19.
Prados Online
2012 Prados Online | cnpj: 15.652.626/0001-50