Prados segue neste momento sem nenhum caso suspeito de COVID 19, foram até agora 15 notificações e todas descartadas, a informação foi confirmada na noite desta quarta-feira (22) pelo secretário de saúde, Rildo Costa.
Se por um lado este número é ótimo, pois dá tempo aos profissionais de saúde que estão se preparando para o possível aumento nos atendimentos, por outro ele pode gerar sensação de que tudo está normal e incentivar o relaxamento da comunidade nas medidas preventivas e abrir margem para pequenas aglomerações, o que pode ser desastroso em alguns dias. Basta olhar para os números da região para ver o rápido avanço do vírus no Campo das Vertentes nos últimos dias.
Situação é seríssima em nossa região
O primeiro caso de COVID 19 foi confirmado em nossa região no dia 24/03, e neste um mês eles evoluíram para 11 casos confirmados em 4 cidades diferentes, os casos suspeitos só nas cidades próximas a Prados já são mais de 700, e há ainda 1 óbito em investigação. Confira um panorama regional da doença:
Barbacena tem 4 casos confirmados, 333 suspeitos e um óbito em investigação; Barroso tem 54 notificações de casos suspeitos; Carandaí tem 1 caso suspeito; Dores de Campos tem 15 casos suspeitos; Lagoa Dourada tem 1 caso confirmado e 17 suspeitos; Entre Rios de Minas tem 1 caso confirmado e 8 casos suspeitos no momento; Resende Costa tem 55 casos suspeitos; Coronel Xavier Chaves tem 10 notificações de casos suspeitos; Ritápolis tem 6 casos suspeitos; São João del Rei tem 5 casos confirmados e 155 suspeitos; Santa Cruz de Minas tem 54 casos suspeitos; Tiradentes tem 10 casos suspeitos. Este levantamento leva em consideração o último número divulgado por cada Prefeitura, e nele os casos notificados e que não são descartados ou confirmados, são considerados suspeitos.
Diante do avanço da doença em cidades vizinhas, segundo fontes ligadas à Prefeitura, o prefeito Juninho pretende agora instalar faixas e restringir a entrada de ambulantes na cidade. Questionamos este fato ao secretário de saúde e até este momento não obtivemos resposta.
Minas Gerais e Brasil
Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, em Minas até esta quarta (22), os números da pandemia são estes: 1.283 casos confirmados, setenta e oito (78) óbitos em investigação, 325 óbitos descartados e quarenta e sete(47) óbitos foram confirmados.
O Ministério da saúde atualizou os dados da doença também no fim da tarde desta quarta (22). Segundo a pasta, o Brasil tem hoje 45.757 pessoas infectadas pelo novo coronavírus e o número de mortes chega a 2.906. O índice de letalidade ficou em 6,4%.
País deve ter relaxamento no distanciamento social
Apesar dos mais de 45 mil casos e da letalidade de mais de 6%, do colapso nos sistemas de saúde de estados como o Amazonas e o Ceará, dos casos desastroso de países como a Itália, o Equador e os Estados Unidos, além dos alertas da Organização Mundial da Saúde; Alinhado com as ideias do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), o ministro da saúde Nelson Teich afirmou durante a coletiva deste dia 22 que o governo prepara diretriz para reduzir o isolamento social do Brasil em meio ao avanço da pandemia. O novo chefe da pasta usou um exemplo hipotético para defender que não há um “crescimento explosivo” de casos da COVID-19 no país, o que justificaria um relaxamento nas normas de confinamento.
A ideia é comungada pelo Governo de Minas, o governador Romeu Zema (Novo) que há 5 dias atrás foi um dos 7 governadores que não assinaram a carta aberta de repúdio ao governo federal pela falta de apoio no combate à COVID 19, anunciou também nesta quarta-feira (22), como se dará a reabertura do comércio em Minas Gerais. Os protocolos com as regras que deverão ser seguidas pelos prefeitos estarão disponíveis já na semana que vem, e segundo ele, os municípios que aderirem ao plano deverão ter a reabertura total entre duas e três semanas.
O documento foi batizado como “Minas Consciente” e deixa claro que a decisão de retomar as atividades é de cada prefeito. “O ‘Minas Consciente’, que é a reativação segura, criteriosa das atividades econômicas do Estado, foi feito basicamente com a Secretaria de Estado de Saúde e com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Ambas têm grupo técnico para desenvolver os protocolos”, afirmou Zema em entrevista ao site G1.
*Foto: Marcello Casal Jr. / Ag. Brasil / Entrevista coletiva dada em conjunto por ministros nesta quarta 22
Prados Online
2012 Prados Online | cnpj: 15.652.626/0001-50