A Prefeitura de Barbacena vai adotar a partir deste sábado (09), o chamado “lockdown” – medidas mais restritivas de tráfego e circulação – na região Central da cidade. A informação foi divulgada na noite desta sexta-feira (08) pelo Executivo. Para isso, serão ampliadas barreiras nos principais acessos das vias centrais.
Segundo o Município, também vai ser inaugurado hoje um posto estratégico da Vigilância Sanitária, na Rua XV de Novembro, esquina com a Rua 1° de Maio, no Centro. O objetivo é levar mais informações à população.
O local vai receber denúncias sobre infrações com relação às Medidas Municipais de Enfrentamento ao novo coronavírus.
Na última quarta-feira (6), a Prefeitura já havia determinado o fechamento na Área Central. Os moradores têm livre acesso, porém os motoristas que furarem o bloqueio estão sujeito a sanções. Além disso, o uso de máscara na cidade entrou em vigor na segunda-feira (4).
Situação
Barbacena tem o pior cenário da região das Vertentes em meio à pandemia, é a única cidade no Campo das Vertentes a ter confirmado óbitos, foram 2 até aqui. Além disso, até nesta sexta, Barbacena tinha 20 casos confirmados da doença e 518 casos suspeitos.
Em nota, o Executivo ressaltou que a rede hospitalar de Barbacena conta com 31 leitos exclusivos para receber pacientes do coronavírus.
“O que mais preocupa as autoridades municipais é o fato de que a cidade atende a uma demanda na área de 51 municípios, onde vários deles não tem Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Somente a microrregião é composta por cerca de 15 cidades, com uma população estimada de 250 mil habitantes”, explicou a nota.
O Município ainda ressaltou que tem dados que mostram que a população diminuiu o isolamento, e que assim, “caso a Prefeitura não adote as medidas restritivas, a cidade corre o risco de entrar em colapso numa eventual proliferação e agravamento da doença”.
*G1/ Prefeitura Municipal de Barbacena
Prados Online
2012 Prados Online | cnpj: 15.652.626/0001-50