No dia 10 de maio, uma Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Barbacena foi realizada no centro de convenções do Hotel Senac Grogotó, contando com a participação da Direção do Senac Minas e a presença de autoridades, membros da sociedade civil e da imprensa, no centro das discussões estava a possibilidade do encerramento das atividades do Hotel Grogotó em Barbacena. Fundado em 1960 pela Hidrominas, na época órgão do Governo do Estado, o hotel contava com 88 apartamentos, 1 centro de convenção, 75 funcionários e um déficit de R$12 milhões acumulados entre os anos de 2017 a 2019, de acordo com números apresentados pela Direção do Senac Minas, durante a própria Sessão Ordinária.
Passados dois meses desde a realização da Sessão Ordinária, a Assessoria de Imprensa do Hotel Senac Grogotó informou que a instituição está encerrando as suas atividades nesta quarta-feira (13). Segundo Nota Oficial da instituição, além dos motivos financeiros, a crise do setor do turismo, causada pela pandemia do novo Coronavírus, anteciparam o fechamento do hotel em Barbacena.
A Assessoria informou, também, que os alguns funcionários estão sendo incorporados em outras unidades do Senac, e que colaboradores desligados, o Senac em Minas está fornecendo suporte para apoio na recolocação.
Já as aulas presenciais dos cursos que acontecem no local (técnico, superior e aprendizagem), que não podem ser realizadas remotamente, serão retomadas assim que garantidas as condições de saúde dos envolvidos, incluindo as atividades práticas realizadas nos laboratórios e cozinhas pedagógicas. A unidade do Senac no Centro continuará em funcionamento. No momento, as aulas em todas as escolas do Estado acontecem remotamente, por meio de plataforma online, com condução e apoio direto dos docentes e equipe educacional.
A Assessoria informou também, que “a busca por alternativas para a gestão do empreendimento não foi interrompida, mas o cenário econômico impede a manutenção do espaço até a realização de futuras negociações.”.
Confira a Nota da Assessoria de Imprensa do Senac na íntegra:
O isolamento social, seguido pelo Senac em Minas para preservar a saúde de seus alunos, docentes, funcionários administrativos e frequentadores, e a crise pela qual o setor turístico atravessa anteciparam o encerramento das atividades hoteleiras do Grogotó para o dia 13/05/2020. O atendimento presencial ao público foi suspenso desde o dia 20/03 e não há reservas programadas para os próximos meses.
De acordo com pesquisa realizada pela Confederação Nacional do Comércio (CNC), o setor do turismo é um dos mais afetados pelos impactos da Covid-19, registrando perdas de mais de R$ 14 bilhões desde o início da pandemia.
A busca por alternativas para a gestão do empreendimento não foi interrompida, mas o cenário econômico impede a manutenção do espaço até a realização de futuras negociações.
De acordo com as possibilidades, alguns funcionários estão sendo incorporados em outras unidades da instituição. Para os funcionários desligados, o Senac em Minas está fornecendo suporte para apoio na recolocação.
As aulas presenciais dos cursos que acontecem no local (técnico, superior e aprendizagem), que não podem ser realizadas remotamente, serão retomadas assim que garantidas as condições de saúde dos envolvidos, incluindo as atividades práticas realizadas nos laboratórios e cozinhas pedagógicas. A unidade do Senac no Centro continuará em funcionamento. No momento, as aulas em todas as escolas do Estado acontecem remotamente, por meio de plataforma on-line, com condução e apoio direto dos docentes e equipe educacional.
Informações Folha de Barbacena, Liberdade FM e Assessoria de Imprensa do Senac
Prados Online
2012 Prados Online | cnpj: 15.652.626/0001-50