Houve quem pensasse ser um avião em queda ou uma bomba, o fato aconteceu na madrugada do último dia 08/05 e pode ter sido visto até em outros Estados devido à sua magnitude.
A maior parte dos relatos daquela madrugada no entanto vieram de moradores de cidades mineiras como Patos de Minas, no Alto Paranaíba, e Lagoa da Prata, no Centro-Oeste. Nem avião e nem bomba, o que eles viram foi a passagem de um meteoro no céu, seguido de uma forte explosão.
Segundo a Rede Brasileira de Observação de Meteoros (Bramon), o evento ocorreu às 03:25 no horário de Brasília e trata-se de um meteoro muito luminoso, também chamado de bólido.
De acordo com análises preliminares, o objeto seguiu uma trajetória de sul para norte, iniciando sua fase luminosa a cerca de 64 km de altitude, entre Araxá, no Alto Paranaíba, e Uberaba, no Triângulo. Depois, ele seguiu com luminosidade elevada na direção nordeste a uma velocidade 15,36 Km/s (55,3 mil Km/h), até explodir a 30 Km de altitude, próximo ao município de Tiros, também no Triângulo.
“As análises ainda estão sendo aprimoradas para que possamos determinar a massa inicial do objeto, mas as imagens sugerem que alguns fragmentos desse meteoroide possivelmente sobreviveram à passagem atmosférica e chegaram ao solo”, informou a Bramon.
O processo de fragmentação é o que causou o forte barulho ouvido por diversos moradores. As pessoas ouviram o barulho da fragmentação, pois o meteoro caiu apagado, já que a resistência da atmosfera foi mais forte do que a do objeto e o destruiu.
Assista a vídeos deste momento:
*O Tempo/ BHAZ/ Bramon
Prados Online
2012 Prados Online | cnpj: 15.652.626/0001-50