O governador Romeu Zema anunciou, durante entrevista coletiva virtual concedida na Cidade Administrativa na sexta-feira (08/5), o lançamento do aplicativo Saúde Digital MG, voltada para atendimentos de telemedicina a pacientes com suspeita de Covid-19. O desenvolvimento da plataforma foi feito pela empresa Tecthools, que doou a tecnologia ao Estado. Não haverá impacto financeiro para o Tesouro Estadual, uma vez que os profissionais que prestarão atendimento, entre médicos, enfermeiros e psicólogos, pertencem aos quadros da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), além de profissionais voluntários captados pela Rede de Voluntariado Saúde – Covid-19. O aplicativo já está disponível para instalação na Play Store, dos sistemas operacionais Android, compatível com a maioria dos aparelhos de telefone celular. Também participaram da coletiva os secretários de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, e de Governo, Igor Eto.
Romeu Zema considerou que a pandemia acelerou a implantação de ações voltadas para a telemedicina, além de explicar a forma de acesso e funcionamento da plataforma. “O interessado agenda através do aplicativo a sua consulta e é atendido por um profissional da saúde. Dependendo, ele pode ou não ser encaminhado para uma consulta presencial. Assim, com toda certeza nós estaremos melhorando atendimento médico no estado, resolvendo um problema que não precisaria ser resolvido presencialmente”, completou.
O chefe do Poder Executivo estadual se solidarizou junto a familiares e amigos das vítimas que perderam a vida pela Covid-19. Posteriormente comentou o cenário da doença no Estado. “A nossa situação, se comparada com outros estados, está muito menos dramática. Nós temos apenas dois estados que estão com uma taxa de óbitos por 100 mil habitantes melhor do que Minas Gerais, que são Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. Com toda certeza é fruto das medidas que nós tomamos aqui, ainda no início do ano, já prevendo que o pior poderia acontecer”, destacou.
Ainda de acordo com o governador, há certa estabilidade em relação ao número de pacientes com suspeita da Covid-19 que demandam terapia intensiva, atualmente na casa de 6% e que protocolos de segurança foram disponibilizados aos prefeitos esta semana, no âmbito do programa Minas Consciente, com o propósito de reativação gradual das atividades atualmente paralisadas.
Ao comentar a instituição do Saúde Digital MG, o secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, avaliou que por meio da plataforma, os profissionais que farão atendimento realizarão triagem adequada, desafogando a busca por atendimentos presenciais nos serviços hospitalares e de pronto atendimento. “Dessa forma poderemos prestar melhor atendimento, diminuindo o risco de complicações”, asseverou.
Fonte: Secretaria de saúde-MG
Prados Online
2012 Prados Online | cnpj: 15.652.626/0001-50