Uma equipe da TV Integração foi agredida nesta quarta-feira (20) em Barbacena, durante a gravação de reportagem. A repórter e o cinegrafista estavam na Rua Santos Dumont, no Bairro São José, quando um indivíduo de camisa vermelha parou o carro e começou a agredir verbalmente os jornalistas. Em seguida ele avançou sobre o repórter cinematográfico Robson Panzera, tomou o equipamento da reportagem e reagiu à tentativa do jornalista de recuperar o material.
Com o tripé de câmera, ele atingiu o cinegrafista e depois chutou a câmera. Depois, tranquilamente saiu do local e foi embora de carro.
O repórter cinematográfico da emissora afiliada Rede Globo foi levado para a Santa Casa de Misericórdia de Barbacena para ser atendido. Ele teve uma lesão no dedo e um corte na mão. Foi atendido e liberado no meio desta tarde.
??
O agressor
O agressor foi identificado como Leonardo Rivelli, empresário e dono de uma fábrica de massas na cidade. Ele foi levado preso para a delegacia para prestar depoimentos. Já o advogado Pedro Possa que atende o empresário Leonardo Rivelli, disse que o cliente preferiu não se pronunciar sobre o assunto.
Abert se manifestou a respeito
Em nota, a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert) disse que repudia o ocorrido. No texto a associação diz que: “Nada justifica tamanha violência contra um cidadão, em especial, quando se trata de um profissional da imprensa, em pleno exercício da atividade jornalística. Fecha aspas. A associação também pede às autoridades uma rigorosa apuração do caso e punição do agressor”.
Imprensa regional
O fato foi repudiado pela grande maioria dos meios de comunicação da região. A equipe do Jornal Folha de Barbacena organizou nota de repúdio da imprensa regional pelo fato ocorrido. A nota é assinada por dezenas de meios de comunicação da região, incluindo o Prados Online.
Leia a nota aqui.
Editorial
Infelizmente, as agressões algumas vezes físicas e em muitas vezes verbais, contra profissionais da imprensa tem sido uma constante no atual Brasil. Seja em um soco, num “cala a boca”, quem sabe em bananas atiradas, ou na agressão gratuita nas ruas de Barbacena, aqui do lado, toda vez que o direito da imprensa é ameaçado, todos perdem.
Com informação, as pessoas são convidadas a serem críticas, refletirem e concordarem ou não com o que lhes é apresentado. Sem informação, as pessoas são obrigadas a acreditar no que dizem aqueles que mandam e os que comungam de sua opinião, a isso chamamos ditadura. Repudiamos veementemente o ocorrido em Barbacena hoje, e nos solidarizamos com a equipe da TV Integração.
Prados Online
2012 Prados Online | cnpj: 15.652.626/0001-50