O mês de Maio é muito tradicional para os católicos pradenses, é neste período que comunidades se unem em um revezamento semanal com celebrações, coroações e quermesses dedicadas a Nossa Senhora, um rito que reforça não apenas a fé das pessoas, mas também os laços entre os vizinhos. Em 2020 a tradição teve que ser reinventada.
A noite do último sábado, 30, fechou muito bem essa reinvenção e foi especial. Uma live mariana foi promovida pela paróquia Nossa Senhora da Conceição e contou com reflexões, oração do terço, coroação e muitas cantigas marianas.
O momento teve início no adro da matriz com um terço luminoso e a recitação da ladainha e Nossa Senhora. Em seguida, padre Rondineli Cristino, representando todos os devotos da comunidade, fez a coroação da imagem de Nossa Senhora. “A gente não poderia deixar o mês de maio encerrar sem fazer uma homenagem especial a Virgem Maria. É um costume de nossa comunidade e neste ano não poderia ser diferente. Mesmo não tendo as festas, devido essa pandemia, fizemos meditações diárias pela rádio e essa noite especial”, explica o sacerdote, idealizador do evento.
Já no interior da Igreja Matriz, muitas luzes e efeitos especiais embelezaram o cenário para o repertório de fé e devoção mariana. Ao todo foram entoadas 17 canções.
Além da fé, o evento contou com muita preocupação com a atual situação vivenciada pela sociedade, foram poucas pessoas envolvidas e cuidados redobrados com a higiene.
Antes deste belo encerramento, apesar de tudo a paróquia conseguiu manter sua tradição viva, o mês de Maio foi inteiro movimentado. Diante do isolamento social, as ações tiveram que ser realizadas nas próprias casas dos paroquianos e compartilhadas online.
As quermesses não aconteceram, mas houve venda de comidas típicas nos bairros, retiradas em locais pré-determinados e levadas para consumo em casa, e as crianças… como sempre elas tornaram tudo mais doce e puro.
Desde o início do mês, crianças de todas as idades mantiveram a prática de coroar a imagem da Virgem Maria. Essa é uma tradição que se intensifica, em muitos lugares, durante o mês de maio. Essa prática foi iniciada no século XIII, mas solidificada apenas no século XIV, quando São Felipe Neri que começou a dedicar o mês de maio à Maria, homenageando-a com flores.
A cada dia da semana o vídeo com uma criança da comunidade paroquial coroando a imagem de Maria era publicado no Facebook. Vestidas de anjos – forma mais tradicional da coroação – as crianças levaram a coroação aos lares de todos.
E a criatividade não foi explorada, apenas, pelas crianças. Os Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística também manifestaram seu amor à Maria e valorizaram a prática do Terço através de um vídeo.
Para o pároco, padre Rondineli Cristino: “Mesmo não sendo possível fazer as celebrações nas comunidades, todos se mobilizam para homenagear a Padroeira. É uma forma de renovar o pedido de proteção e demonstrar a confiança e amor que se têm a Mãe de Jesus, reconhecendo sua dignidade diante de Deus e dos homens. Sem dúvida, celebrar com música e oração é a boa forma”.
*Diocese de São João Del Rei
Prados Online
2012 Prados Online | cnpj: 15.652.626/0001-50