Fomos procurados na última semana pelo senhor Mauro Roberto, morador de Vitoriano Veloso. Segundo ele, muita gente na comunidade teme passar novamente por falta d’agua no período seco de 2020 há exemplo de 2019, devido ao poço artesiano furado em caráter de emergência em outubro do ano passado, não ter ainda funcionado plenamente.
O morador nos relatou que a situação vem se arrastando sem uma solução definitiva, e que mesmo ainda antes do período seco, a água já estaria chegando em algumas casas com intermitência e turva.
Histórico
É importante entender que o problema da água em Vitoriano Veloso já vem há algum tempo, incluindo gestões passadas, mas foi se agravando a cada ano, afinal a comunidade cresce a cada dia, são pousadas, restaurantes, lojas e casas sendo construídas a todo momento, isso além é claro do enorme fluxo de pessoas que, fora desse período de pandemia, visitam Bichinho em fins de semana.
Diferente do que acontece na área central de Prados, o abastecimento de água em Bichinho e em outras comunidades da zona rural, é de responsabilidade da Prefeitura. Neste caso específico, a captação era feita exclusivamente através de um córrego e nos períodos de seca há uma diminuição natural do fluxo da nascente
Em 2015 chegou a se fazer uma Audiência Pública a respeito de implantação da COPASA na comunidade, hipótese bem aceita na ocasião.
No fim de 2016, a Câmara Municipal votou um projeto que abria caminho para a ampliação da COPASA no município, autorizando a empresa a atuar na zona rural.
Daí em diante houve muitas conversas e esforços nos bastidores, até que em 2018 uma nova audiência pública aconteceu, essa com a presença de cerca de 50 pessoas, incluindo: moradores, o prefeito, o vice-prefeito, vereadores e um representante da COPASA, os moradores presentes em sua maioria novamente sinalizaram que a COPASA seria um caminho viável.
O projeto não teve andamento, e em 2019, no auge do período mais seco do ano, Vitoriano Veloso ficou sem água. Em setembro daquele ano a Prefeitura decretou estado de emergência e além de socorrer a comunidade com caminhões-pipa, perfurou um poço artesiano que ficou pronto em outubro.
Desde então se passaram cerca de 7 meses. Neste período foram feitos serviços de análise da água e implementações para ligar essa água do poço à rede de abastecimento, fato que aconteceu há menos de um mês atrás.
Conversamos com a Prefeitura
Levamos os questionamentos à Prefeitura de Prados, fomos atendidos por Eduardo Nascimento, Secretário de administração, que conversou sobre o assunto.
A Prefeitura afirma que o recorrente problema de escassez de água na comunidade é ocasionado por falta de investimento público nos últimos 20 anos. E segundo Eduardo, não está faltando e não faltará água em Vitoriano Veloso neste ano.
Ele salientou que a Prefeitura tem hoje um funcionário que faz limpezas e controla o fluxo de água, o poço foi ligado recentemente à rede, e com ele (poço) aliado à fonte já existente é possível sustentar a comunidade durante o período mais seco do ano sem maiores problemas.
O secretário complementou dizendo que a administração está atenta à situação e monitora a água da comunidade, e ainda que necessário seja, outras medidas serão tomadas para manter o abastecimento.
Gostou desta matéria? Você também pode sugerir pautas ao Prados Online através do WhatsApp (32)3431-0207.
Prados Online
2012 Prados Online | cnpj: 15.652.626/0001-50