Ultimamente um assunto tem gerado discussões e piadas, é que surpreendentemente voltou à tona a divergência sobre se a Terra é redonda ou plana. Não se assuste, segundo pesquisa do Datafolha realizada neste ano, 7% dos brasileiros, ou algo em torno de 11 milhões de pessoas, acreditam que a terra seja plana.
Entre esses brasileiros há políticos, gurus, empresários e todo tipo de gente, e eles não estão sós, ao longo da história muita gente acreditou nisso e ainda acredita mundo afora. O problema é que esse mistério já foi desvendado há muito tempo (muito mesmo), bem antes das viagens espaciais nos comprovarem com fotos, foi em cerca de 200 antes de Cristo.
No fim desta matéria veremos um vídeo de Carl Sagan, dos anos 1980, da série Cosmos. Nele, o apresentador explica como alguns gregos antigos já haviam descoberto, através da simples observação, que a Terra é de fato, uma esfera.
Ele foca na história de Eratóstenes, um estudioso grego chefe dos bibliotecários na Biblioteca de Alexandria, que viveu entre os anos de 276 a.C. e 195 a.C. O erudito descobriu não só que vivíamos em uma esfera como também chegou ao valor muito próximo de sua circunferência. Tudo isso utilizando apenas “varas, olhos, pés, cérebro e o prazer de experimentar”, como explica Sagan no vídeo.
Para fazer isso, Erastótenes observou a sombra de duas colunas, uma colocada em Siena e outra em Alexandria. Ele notou que em Siena, no dia do solstício de verão, ao meio dia, o Sol ficava em seu ponto mais alto e a coluna lá instalada não projetava nenhuma sombra. Diferente daquela de Alexandria, que produzia uma pequena mancha no chão. Sagan explica então que, se a Terra fosse achatada, ambas estruturas produziriam sombras iguais. Mas como o planeta é esférico, o sombreamento varia.
Após essa descoberta, calcular a circunferência da Terra foi (quase) simples. Sagan explica como o estudioso descobriu a angulagem entre as duas colunas a partir de suas sombras. O valor aproximado foi de sete graus. Com esse valor em mãos, o matemático fez um cálculo de equivalência, já que sabia a distância entre as duas cidades: quase 800 quilômetros. Fazendo as contas, ele chegou à medida de 40 mil quilômetros como a circunferência do planeta. Hoje, sabemos que ele errou por apenas por 75 quilômetros.
Eratóstenes também desenvolveu um sistema de latitudes e longitudes, um mapa do mundo (do que era conhecido na época) e também um modo de calcular todos os números primos existentes.
Carl Sagan
Carl Edward Sagan (Nova Iorque, 9 de novembro de 1934 — Seattle, 20 de dezembro de 1996) foi um cientista, físico, biólogo, astrônomo, astrofísico, cosmólogo, escritor, divulgador científico e ativista norte-americano.
Sagan (foto abaixo) é autor de mais de 600 publicações científicas e também de mais de vinte livros de ciência e ficção científica, além da série de documentários “Cosmos”, a qual recomendamos a todos que desejem entender um pouco mais sobre nosso planeta e o universo.
*Galileu/ Cosmos
Prados Online
2012 Prados Online | cnpj: 15.652.626/0001-50