A celebração do Corpus Christi é marcada pela tradição dos tapetes e da procissão pelas principais ruas de nossa cidade, um rito que acontece ano após ano, mas que teve que ser alterado em 2020 devido à pandemia. E não é que a mudança forçada, levou Cristo para mais próximo da comunidade?
Brasil afora, as paróquias se reinventaram para manter viva a tradição de uma das celebrações mais importantes do calendário católico. Em Prados, houve uma missa na Igreja Matriz, e em seguida uma procissão motorizada que seguiu pelos bairros da cidade, tudo transmitido pela internet.
Em cada rua, em cada canto da comunidade por onde passou, o Santíssimo Sacramento foi recebido com carinho pelos fiéis católicos. Ruas e casas estavam enfeitadas, altares foram montados e as pessoas aguardaram nas calçadas e janelas.
Os tapetes não foram esquecidos, eles estavam lá, pelo menos no adro da matriz, de onde partiu a procissão. E teve algo mais, durante a procissão, um veículo colheu doações de alimentos, que serão encaminhados a famílias carentes.
Esse momento que vivemos passará, é provável que no próximo tudo volte a acontecer como sempre foi, mas 2020 deixará também boas lembranças, além de lições de superação e adaptação como esta, do dia em que Cristo sacramentado passou pelos bairros pradenses, em um Corpus Christi diferente e emocionante.
Prados Online
2012 Prados Online | cnpj: 15.652.626/0001-50