O Governo de Minas anunciou na manhã de ontem (09) que a nossa macrorregião de saúde, chamada Centro-Sul, avançou novamente para a onda branca do programa estadual “Minas Consciente” após melhora nos índices assistenciais e hospitalares de enfrentamento à Covid-19.
Com isso, atividades como: autoescolas, lojas de artigos esportivos e jogos eletrônicos, floriculturas, loja de móveis e tecidos, comércio varejista de antiguidade e objetos de arte, armas e fogos de artifício e atividades imobiliárias e de contabilidade podem retomar o funcionamento.
A medida entra em vigor no sábado (11) após publicação da alteração no Diário Oficial do Estado.
A decisão ocorreu após reunião do Comitê Extraordinário Covid-19, onde o grupo técnico constatou que a região apresentou melhora nos dois principais índices (leitos/ocupação e taxa de contaminação), que são considerados para avanço ou retrocesso nas ondas.
Inicialmente, a macrorregião adentrou a onda branca em 21 de maio e permitiu o funcionamento de setores considerados de baixo risco de contaminação.
Entretanto, no dia 25 de junho, o Estado anunciou que o Centro-Sul iria retornar para a onda verde, já que ocorreu um aumento significativo nos casos de Covid-19 e também nas taxas de ocupação de leitos de enfermaria e de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), o que não permitia que outros setores, considerados de baixo risco, continuassem abertos.
Prados não aderiu ao “Minas Consciente”, e dessa forma, segue com o comércio não essência fechado, seguindo decreto municipal.
*G1/ Imagem : Paço do Lavradio
Prados Online
2012 Prados Online | cnpj: 15.652.626/0001-50