O Prefeito Juninho assinou no último dia 16, decreto que revoga os decretos anteriores a respeito do fechamento do comércio e inclui Prados no Programa Minas Consciente, do Governo Estadual.
O plano “Minas Consciente – Retomando a economia do jeito certo” foi criado em 29/04, e orienta a abertura das atividades comerciais em cada região do estado de acordo com a situação da pandemia de COVID 19 naquela área e a capacidade de atendimento aos pacientes.
Pelo plano, nossa região está neste momento em “onda branca”, na qual o comércio pode reabrir com algumas restrições. É interessante ressaltar que já estivemos com tal classificação antes, e devido ao aumento de casos, regredimos à “onda verde” na qual só o comércio essencial pode abrir, a situação melhorou e a região pôde avançar novamente. Assim funciona o programa, de acordo com a realidade da região naquele momento.
Outra informação importante a ser ressaltada é que, o programa é uma orientação e não uma imposição, então, desta forma, cada prefeito mesmo tendo aderido, segue ou não essas orientações de acordo com sua realidade, podendo então vedar ou liberar determinados setores se assim julgar necessário.
Comerciantes devem assinar documento
Em Prados, os estabelecimentos que puderem funcionar e cumprirem os protocolos do programa, deverão assinar um termo de compromisso, disponível no site oficial do município, assumindo todas as responsabilidades do cumprimento dos protocolos e medidas de segurança que constam no programa e entregar uma via original na Secretaria Municipal de Saúde. Para acessar e imprimir, clique aqui.
De acordo com a orientação do programa, igrejas e templos religiosos não se enquadram no Minas Consciente e seguem normativas federais. Todo o comércio essencial que já funcionava e parte do comércio em geral pode reabrir, bares e restaurantes só podem funcionar para retirada de alimentos e bebidas, porém sem consumo no local, o segmento de hotéis faz parte da onda verde, estava fechado por decreto municipal e agora também pode voltar a funcionar.
Clicando aqui, é possível acessar o decreto municipal, e aqui você pode saber se o seu ramo se enquadra nas ondas verde e branca (liberado para funcionar) ou amarela (que ainda deve permanecer fechado), além de entender as adaptações necessárias para cada comércio reabrir.
*Foto: @geoprados
Prados Online
2012 Prados Online | cnpj: 15.652.626/0001-50