Nas últimas semanas o Prados Online recebeu muitos questionamentos dos leitores, referente a dados da COVID 19 em Prados, sobretudo referente a número de testes feitos na comunidade, os leitores questionam em sua maioria o aparente baixo número de testes efetuados e a não divulgação do número total de notificações.
Ao longo da última semana, o Prados Online analisou as atas do conselho municipal de saúde, conversou com Jessé Duarte, presidente do conselho, e também com a enfermeira Janaína Sousa, que atua na linha frente de combate à COVID19 em Prados, e que coincidentemente, infelizmente acabou sendo diagnosticada com a doença no dia seguinte à conversa que teve conosco. Através da análise e das conversas colhemos as informações abaixo.
Segundo dados do conselho municipal de saúde, até o fim do último mês, Prados tinha 333 testes rápidos aguardando para serem utilizados (113 fornecidos pelo Estado e 200 comprados pelo Município, esses últimos com data de validade até setembro de 2020).
Observando as atas dos meses de junho e julho do conselho de saúde, é possível notar que uma maior testagem vinha sendo cobrada pelos membros, e analisando também a última normativa do Ministério da Saúde (de 06/07), notamos que devem ser testados familiares e pessoas que tiveram contato muito próximo a pacientes positivos, e que recomenda-se o teste a profissionais de saúde com sintomas, e a outras pessoas com sintomas acentuados. Apesar disso, as prefeituras da região tem testado também os profissionais de saúde periodicamente, afim de evitar que alguns deles assintomáticos possam espalhar o vírus. Pra se ter uma noção, na data de 27/07, Lagoa Dourada que é do porte populacional de Prados já tinha 154 pessoas descartadas por teste e 20 confirmadas, é uma testagem muito superior a nossa.
A Prefeitura de Prados divulga boletins diários da COVID19 através de suas redes sociais. Pegando como base o boletim oficial da COVID 19, divulgado pela Prefeitura em 05/07 e comparando com o da data de 05/08, os dados mostravam em números uma diferença de apenas 3 pacientes testados na cidade, 2 que foram descartados e 1 que deu positivo.
Foi com esses dados em mãos que fizemos uma pequena entrevista com André Luiz Neves, coordenador de epidemiologia de Prados, que gentilmente esclareceu essas questões, ele contou com a colaboração da enfermeira Gleicimara Gonzaga, coordenadora de estratégias em atenção básica. Confira abaixo:
PRADOS ONLINE: Qual é o número total atual de notificações de casos suspeitos no município? Esse número parou de ser divulgado em 23/06, quando eram 50, e daí por diante o número de pessoas só oscila em quarentena, não há como saber se aumenta ou diminui a curva de casos suspeitos.
ANDRÉ: São hoje, no total, 124 notificações de casos leves e 10 notificações de casos hospitalizados.
PRADOS ONLINE: Por que no boletim, comparando 05/07 e 05/08, aparece uma alteração de apenas 3 pacientes testados em um mês?
ANDRÉ: A testagem ocorre quando o paciente sintomático busca atendimento médico e se enquadra nas indicações para testagem que o Estado de Minas Gerais orienta. Estamos seguindo essas orientações uma vez que utilizamos esse respaldo para que ocorra a justificativa da utilização dos mesmos de forma consciente.
Este boletim não engloba pacientes que deram negativo em testes rápidos, por isso parece que só testou 3 pessoas, quando na verdade testou bem mais. Ele mostra os pacientes positivos em testes rápidos, Swab ou laboratoriais, e negativos apenas em testes laboratoriais e Swab. Assim, vários pacientes que são testados em testes rápidos e dão negativos, ficam em observação, mas não aparecem como descartados, eles vão para quarentena como casos suspeitos.
É importante ressaltar: Teste rápido negativo não é lançado pois não pode ser critério de descarte e que nem todos os pacientes se enquadram no critério de testagem para swab.
PRADOS ONLINE: Por que o município não usou nos últimos meses a maioria dos testes disponíveis (já que boa parte deles vence no próximo mês e será então inutilizada) para testar profissionais de saúde?
ANDRÉ: O município iniciou na última semana a testagem de todos os profissionais da saúde que compõe o quadro de funcionários da secretaria de saúde, incluindo os três postos de saúde, secretaria de saúde, Núcleo de Apoio à saúde da família, Núcleo de Apoio em saúde mental Bem Viver, Epidemiologia, Vigilância Sanitária e Farmácia da Prefeitura. Assim como funcionários e internos da AMAI e casa Lar, funcionários da APAE, funcionários que trabalham com o recolhimento do lixo, funcionários da usina de reciclagem.
De forma alguma deixaríamos vencer os testes, uma vez que estávamos planejando e acompanhando para que esses profissionais e usuários fossem testados no momento correto.
A testagem dos profissionais e outras entidades se iniciou quando tivemos segurança em relação à disponibilidade dos testes, tendo em vista q eles foram repassados em lotes, e não toda a quantidade de uma vez.
E também usamos o critério epidemiológico, tendo em vista a evolução e número de casos na cidade.
PRADOS ONLINE: Os parentes dos pacientes confirmados tem sido testados como orienta o protocolo? Em uma semana, tivemos 2 casos confirmados e o número de pacientes testados permanece inalterado (levando-se em consideração os boletins).
ANDRÉ: Quanto a testagem dos parentes dos pacientes confirmados além de estarmos seguindo o fluxo de Testagem que rege a Nota técnica Do Estado de Minas Gerais n°06/2020 de 20/07/20, que trata da testagem dos familiares residentes no mesmo domicílio apenas quando sintomáticos, o município decidiu juntamente com o Conselho de saúde e Comitê de Enfrentamento Municipal da Covid 19 TESTAR TAMBÉM TODOS OS RESIDENTES DO MESMO DOMICÍLIO QUE O CASO POSITIVO. Mas para isso, seguindo as normativas é indicativo testagem dos mesmos após 10 dias do último contato e/ou do resultado positivo. Provavelmente, o número de testados desse público manteve inalterado devido à essa justificativa.
PRADOS ONLINE: Como é o critério adotado para testar ou não os casos suspeitos notificados pelos médicos?
ANDRÉ: Como explanado na questão anterior, o município é orientado a seguir a recomendação que compõe a Nota técnica do Estado de Minas Gerais que recomenda a testagem do público alvo elencado na mesma. Devido a isso a testagem ocorre de acordo com avaliação médica e definido se o paciente se enquadra no grupo para testagem, segundo a mesma nota. Abaixo segue os pacientes elencados para testagem rápida.
PRADOS ONLINE: André, pode ficar à vontade pra explanar algo mais que seja importante de ser levado à população.
ANDRÉ: É importante lembrar que com relação a contatos próximos, existe uma definição para estes contatos. Seria uma normativa técnica para definição, por exemplo, mais de 15min em uma sala dialogando. Isso quem define é o médico diante do relato do paciente.
André Luiz não soube confirmar a nossa equipe o número atualizado de testes disponíveis no município hoje.
É importante ressaltar que todas conversas foram feitas entre a última semana e esta terça-feira (11/08), e que portanto os dados da resposta se referem até aquele momento, as entrevistas foram remotas justamente por precaução referente a COVID 19.
Agradecemos a colaboração dos 4 participantes desta matéria, e desejamos melhoras à enfermeira Janaína, que encontra-se em isolamento neste momento devido à COVID19.
Prados Online
2012 Prados Online | cnpj: 15.652.626/0001-50