Se você é pradense, nascido e criado aqui, ou quem sabe, pradense de coração, e tem uns 40 anos ou um pouco mais, com certeza se lembra ou já ouviu falar do Sr. Mamede e de sua coalhada, que era distribuída para as crianças.
Pois saiba que crianças das novas gerações também terão acesso a esse pedaço da história de Prados, é que o Sr. Mamede e sua coalhada se tornaram tema de livro infantil. O Prados Online conversou com o autor e traz detalhes pra você.
Humberto Mandarino é carioca, auditor, e já escreveu outros 5 livros além de “Seu Mamede da coalhada”, que foi lançado em julho deste ano. Em um papo super agradável, Humberto nos explicou que entre os anos 80 e 90 frequentou Prados de maneira bem assídua, relembrou carnavais, choppucas e várias outras histórias.
Segundo ele, Prados é uma cidade fantástica, inspiradora, tanto que uma das histórias daqui o inspirou a escrever o livro infantil, que não é uma biografia, mas sim uma história lúdica sobre o senhor que colhia frutas no pomar, preparava coalhada com elas e distribuía entre as crianças, enquanto contava causos.
O livro fala de carnaval e de um dos causos do Sr. Mamede, sobre um suposto tesouro escondido no portal da casa, e termina com uma reflexão do autor, que ele não nos contou, afinal, pra saber é preciso ler o livro.
“Seu Mamede da coalhada” pode ser adquirido na Amazon, Americanas.com e no site da Editora Dialética.
Sr Mamede
Nascido em 13 de setembro de 1914, João Cardoso da Silva perdeu a mãe no parto e o pai nos primeiros anos de vida, ele foi então criado pela avó materna.
Morador de uma cidade com poucos recursos para o ensino, porém autodidata e curioso, trouxe inovações agrícolas para Prados. Além disso, atuou por nomeação como: Adjunto de Promotor da Comarca, Delegado de Polícia e foi também professor de Educação Física (sua maior paixão).
Famoso por suas pirâmides e por sua coalhada síria, a qual adorava oferecer a todos, foi casado com a professora D. Maria Cerqueira da Silva, com quem teve quatro filhos e 7 netos. O Sr. Mamede (cuja a origem do apelido é desconhecida) faleceu em 01/08/1994.
Prados Online
2012 Prados Online | cnpj: 15.652.626/0001-50