Após quase um mês de calor intenso e tempo seco, a sua chegada está sendo marcada por queda nas temperaturas e pancadas de chuva em Prados e na maior parte de Minas.
A tendência é que o tempo permaneça assim até amanhã, e a massa de ar frio deve começar a perder força na quinta-feira (24), quando as temperaturas voltam a subir e o céu volta a ficar aberto.
Primavera com La Niña
Segundo o Climatempo, desde o começo de setembro de 2020, as águas do oceano Pacífico Equatorial Leste estão com temperatura abaixo da média. É este resfriamento que caracteriza o fenômeno oceânico-atmosférico La Niña, que, como o El Niño (aquecimento acima do normal do Pacífico Equatorial Leste), modifica o padrão de chuva e de temperatura em diversas regiões do planeta.
A expectativa é de que este evento La Niña seja fraco e de curta duração.
Primavera 2020 na Região Sudeste
No Sudeste do Brasil, não se pode estabelecer uma relação direta do fenômeno La Niña com a precipitação sobre a Região. A maior influência é na temperatura que tende a ficar um pouco abaixo do normal para a estação.
Durante a primavera de 2020, a previsão é de que ocorram convergências de ventos forçando maior concentração de umidade sobre os estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo, facilitando a ocorrência de chuva.
Em outubro, a chuva privilegia São Paulo, mas em novembro e em dezembro, a chuva será mais frequente e volumosa sobre Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo.
Prados Online
2012 Prados Online | cnpj: 15.652.626/0001-50