O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado em 2007 e reúne, em um só indicador, os resultados de dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações.
O Ideb é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e das médias de desempenho no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). O índice também é importante condutor de política pública em prol da qualidade da educação. É ele que mapeia e norteia a qualidade do ensino fundamental e médio no país.
Minas se recuperou após 3 anos
Após três edições seguidas de queda no Ideb, Minas Gerais inverteu a tendência e, além de recuperar a trajetória de boa qualidade nos ensinos fundamental e médio, também apresentou os melhores indicadores já alcançados em fluxo e proficiência. Trata-se do maior salto na história do Ideb no Estado.
Os dados do ano-base 2019 foram divulgados no último dia 15/09, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
Minas saltou de 3,6 para 4,0 no ensino médio, sendo três décimos superior ao maior Ideb já alcançado nesta etapa de ensino, em 2011. No ensino fundamental, os resultados também mostram crescimento histórico na nota média padronizada. Em 2019, Minas Gerais alcançou 5,29, retomando a maior nota já alcançada no estado, que havia sido em 2011.
O governo de Minas destaca que parte desse resultado positivo se deve a investimentos pesados em alimentação, transporte escolar e escolas em tempo integral, esforços feitos na atual gestão.
Viviano Caldas entre as 20 mais de Minas
A Escola estadual Dr. Viviano Caldas, de Prados, no alto dos 112 anos de história, obteve um dos melhores resultados no IDEB de Minas, com um salto de 3,8 para 5,5 na nota geral do ensino médio, alcançando a 20º posição em um universo de 2304 escolas estaduais e o PRIMEIRO LUGAR entre as 40 escolas da Superintendência de São João del-Rei.
No Ensino Fundamental, a instituição pradense obteve um salto de 4,4 para 5,5 na nota geral, ficando em 221º entre as 2880 escolas estaduais e em 2° na SRE de São João del-Rei.
Com os resultados, a escola foi premiada entre as melhores de Minas em duas categorias do prêmio “Ideb Transformação” nas categorias: “Ideb” e “Desempenho”, ambas do Ensino Médio. Clique aqui para saber mais sobre esta premiação.
Prados Online
2012 Prados Online | cnpj: 15.652.626/0001-50