De acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), 249.388 vagas formais de trabalho foram criadas no país em agosto deste ano.
O saldo positivo é resultado de 1.239.478 admissões e 990.090 desligamentos. Segundo o Ministério da Economia, o resultado é fruto de um aumento de 10% nas contratações, entre julho e agosto.
Este é o segundo mês consecutivo em que as contratações superaram as demissões no Brasil. Em julho, havia sido registrado um saldo positivo de 141.190 vagas. Por isso, o Ministério da Economia fala em uma retomada acelerada do mercado de trabalho, após o choque sofrido no início da pandemia de covid-19.
Porém, esses dados ainda não são suficientes para compensar todas as perdas causadas pelo novo coronavírus no mercado de trabalho, e até aqui, o saldo de empregos do país no ano é negativo.
Minas
Minas Gerais registrou, pelo terceiro mês consecutivo, resultado positivo na geração de empregos. O saldo de postos de trabalho no estado ficou em 28.339 no mês de agosto, resultado da admissão de 135.161 trabalhadores e do desligamento de 106.822. Minas só perdeu para São Paulo, que teve saldo positivo de 64.552 vagas.
Segundo análise da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), esse resultado positivo alcançado em agosto se deve ao cenário de retomada das atividades econômicas e da flexibilização das medidas de isolamento social em boa parte dos municípios mineiros, que têm seguido as normas do plano do governo estadual Minas Consciente, para a reativação gradual e segura dos segmentos econômicos.
Prados
Neste ano, Prados ainda não sabia o que é fechar um mês com saldo negativo de empregos, demitindo mais que contratando, mas em agosto aconteceu.
No histórico de 2020, as empresas Pradenses fecharam no 0x0 em Janeiro (contrataram o mesmo número de pessoas que demitiram), e daí por diante tivemos mais admissões que demissões em todos os meses até julho. Porém em agosto, as empresas locais contrataram 37 pessoas e demitiram 51, um saldo negativo de 14 postos de trabalho no mês.
No ano, Prados segue com saldo positivo de 54 postos de trabalho gerados, foram 317 admissões e 263 desligamentos no total.
Prados Online
2012 Prados Online | cnpj: 15.652.626/0001-50