Prados e toda a região retornam à onda vermelha do Minas Consciente à partir da próxima semana, isso é o que foi decidido na reunião de ontem (16), do Comitê Extraordinário Covid-19. Agora, metade do estado está em onda vermelha.
As mudanças são válidas de sábado (19/12) a sábado (26/12). De acordo com as últimas análises, sete macrorregiões do estado estarão na onda vermelha na semana do Natal, situação que permite apenas o funcionamento de serviços essenciais como farmácias, supermercados, padarias e bancos. São elas: Jequitinhonha, Leste, ?Leste do Sul, Nordeste, Vale do Aço, Sudeste e Centro-Sul (que é a nossa região).
Na onda amarela, estágio intermediário do Minas Consciente, com o funcionamento de bares, restaurantes e academias, por exemplo, ficam as regiões Centro, Norte, Noroeste, Oeste e Sul. Apenas as macrorregiões Triângulo do Norte e Triângulo do Sul permanecem na onda verde, nível mais avançado do plano, com permissão para atividades como teatro, cinema e clubes.
Situação de alerta
Segundo o secretário adjunto de Estado de Saúde, Marcelo Cabral, o atual cenário é de atenção, diante ao aumento de 6,4% de casos na última semana e de um leve crescimento de 2% na incidência da covid-19 em todo o estado.
Neste contexto, as orientações da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) são para manutenção do isolamento social e das práticas de higienização constantes, independentemente da onda que cada macrorregião ocupe atualmente, segundo o plano Minas Consciente.
Onda Vermelha
Como mostramos em matéria publicada aqui no Prados Online, a Onda Vermelha sofreu alterações e não é mais tão restritiva quanto foi no primeiro semestre do ano. Nela, estão autorizados a funcionar:
– Supermercados, padarias, restaurantes, lanchonetes, lojas de conveniência;
– Bares (somente para delivery ou retirada no balcão);
– Açougues, peixarias, hortifrutigranjeiros;
– Serviços de ambulantes de alimentação;
– Farmácias, drogarias, lojas de cosméticos, lavanderias, pet shop;
– Bancos, casas lotéricas, cooperativas de crédito;
– Vigilância e segurança privada;
– Serviços de reparo e manutenção;
– Lojas de informática e aparelhos de comunicação;
– Hotéis, motéis, campings, alojamentos e pensões;
– Construção civil e obras de infraestrutura;
– Comércio de veículos, peças e acessórios automotores.
Prados
Buscamos informações junto ao secretário de saúde do município, se a cidade vai aderir integralmente às normativas da onda vermelha, ou se terá restrições e regras próprias em algum quesito, via decreto.
Lembrado que os municípios tem essa autonomia, e aqui por exemplo, mesmo quando classificada como em onda verde, via decreto Prados permaneceu com parâmetros de onda amarela.
Até este momento (08:50 de 17/12) não tivemos retorno. Havendo resposta ou uma publicação oficial da Prefeitura, atualizaremos esta matéria.
Foto: Léo Carvalho
Prados Online
2012 Prados Online | cnpj: 15.652.626/0001-50