Segunda-feira 18/01/2021, este é um dia pra ficar guardado na memória e ser comemorado. As 377 mil doses da vacina Coronavac, produzidas pelo Instituto Butantan e a farmacêutica chinesa Sinovac Biotech, chegaram ao Aeroporto Internacional de Confins, na Grande BH, por volta das 20h desta segunda (18), era a luz no fim do túnel chegando para os mineiros.
Ali mesmo, no aeroporto, uma cerimônia marcou o início da vacinação em Minas. Ao lado do Governador de Minas e de outras autoridades, cinco pessoas, todas lotadas no Hospital Eduardo de Menezes, no Barreiro, em BH, foram vacinadas. A primeira vacinada foi Maria Bom Sucesso (foto), de 57 anos, técnica de enfermagem.
Também receberam o imunizante o técnico em enfermagem Thiago Libério Santana Medina, de 39 anos; a enfermeira do CTI Adileia Pereira de Jesus Cardoso, de 52; o fisioterapeuta Moisés Alves Senra, de 39; e a coordenadora do CTI do mesmo hospital, Teresa Gamarano Barros, 37.
Vacina deve chegar a Prados e todos os municípios até quarta
O plano nacional prevê a vacinação, inicialmente, de três grupos de pessoas: trabalhadores da saúde; população indígena que vive em terras indígenas; e a população institucionalizada (deficientes e idosos).
Em Minas, conforme o Ministério da Saúde, são 38.578 idosos em instituições públicas; 1.160 deficientes nas mesmas casas de apoio; 7.878 índios; e 227.472 servidores da saúde, o que representa 34% da categoria.
Segundo o secretário de estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, boa parte dos imunizantes deve chegar às cidades-polo já nesta terça (19/1). Portanto, algumas prefeituras já vão começar nesta data. Porém, pela necessidade de organização dos sistemas de saúde e pela extensão territorial do estado, a vacinação deve começar na quarta em outras cidades.
“É possível sim começar amanhã (terça), mas nós estamos contando que o estado inteiro começará na quarta-feira, quando teremos todas as cidades em condições de vacinar“, afirmou o secretário durante a cerimônia de ontem.
Além de Minas Gerais e São Paulo (que começou a vacinação ainda no domingo), outros 14 estados brasileiros já iniciaram o processo.
É sempre fundamental ressaltar que o processo de vacinação será lento, que as doses virão aos poucos e a “imunização de rebanho” levará ainda um longo período, e que a população deve continuar a manter as medidas de proteção contra a COVID 19.
Prados Online
2012 Prados Online | cnpj: 15.652.626/0001-50