Como você viu aqui no Prados Online, a Prefeitura de Prados realizou durante os dias 19, 20 e 21 de janeiro, o primeiro Levantamento de Índice Rápido para Aedes (LIRA) do ano.
Com a ação, foi possível monitorar a presença do mosquito transmissor de Dengue, Chikungunya e Zika em nossa cidade, e consequentemente entender qual é a nossa situação e momento.
Foram visitados 236 imóveis nos bairros e feita uma amostragem com base nesses números. Foram encontrados depósitos de água parada em: lixo (latas, plásticos, lonas, sucata), depósitos para armazenamento de água de chuva, depósitos fixos (tanques, calhas, floreiras). Nesses locais, eram 14 recipientes com larvas de mosquito ao todo, dos quais 4 foram constatadas como sendo do Aedes Aegypt.
Com isso, o índice ficou em 2,5% e a cidade foi classificada como em “médio risco” de epidemia.
Além do primeiro levantamento realizado, o Departamento de Vigilância Epidemiológica segue com as atividades do Programa Nacional de Combate à Dengue (PNCD), realizando visitas rotineiras em todas os imóveis do município, fazendo a vistoria, eliminação de focos e tratamento químico de depósitos que possam vir a se tornar criadouros.
Todos podem colaborar com esse combate, basta não deixar água limpa parada em recipientes em casa, e em caso de visualizar vizinhos que não fazem sua parte, comunicar o setor de epidemiologia da Prefeitura.
Prados Online
2012 Prados Online | cnpj: 15.652.626/0001-50