Pouco mais de R$75 000,00 da Lei Aldir Blanc, enviados pelo Governo Federal para ajudar o setor artístico e cultural pradense durante a pandemia, não foram repassados pela Prefeitura às casas de cultura e estão prestes a retornar à Brasília.
A reclamação foi feita ao Prados Online pelo empresário Renato Maia, administrador da Casa Torta. Segundo ele, a verba não chegou ao destino por “pura incompetência e descaso da Secretaria de Cultura e Turismo”.
O empresário afirma que ficou com a Casa Torta fechada por vários meses ao longo da pandemia, e que desde que os editais foram liberados, ele cumpriu à risca tudo que lhe foi exigido, da inscrição ao envio de documentos, e que além disso manteve contato direto com o secretário de cultura durante todo o tempo no intuito de ajudar no que fosse preciso, e ainda assim, apesar do dinheiro ter sido enviado a Prados, não foi repassado à casa. Segundo Renato, a verba fez muita falta para ajudar nas despesas fixas do espaço.
Além da Casa Torta, a Lira Ceciliana também pleiteou sem sucesso a verba federal.
Conversamos com a Prefeitura de Prados
Conversamos com Gilcimar de Andrade, secretário municipal de Cultura e Turismo. Segundo ele, infelizmente a verba está congelada no caixa da Prefeitura e a tendência é que seja mesmo devolvida ao Governo Federal.
Segundo o secretário não houve descaso ou incompetência, mas sim uma combinação de fatores que impossibilitaram o repasse. O primeiro deles foi a baixa adesão, pois só as duas casas de cultura acima citadas se interessaram, e havia a necessidade de que músicos ou outros artistas também estivessem inscritos de maneira individual.
Ainda segundo Gilcimar, à medida que o processo avançou, foram exigidos novas documentações pelo Governo Federal, houve burocracia e informações desencontradas. E fora isso, parte da documentação solicitada aos interessados não foi enviada (inclusive pela Casa Torta).
O secretário afirmou também que outras cidades da região esbarraram em problemas parecidos e também terão de devolver a verba. Prefeitura busca outras formas de incentivo ao turismo e à cultura no pós pandemia.
*Foto: Viajento
Prados Online
2012 Prados Online | cnpj: 15.652.626/0001-50