O município de São João del Rei recebeu na tarde desta quinta-feira (25) três pacientes com Covid-19 transferidos de Coromandel. O município do Alto Paranaíba enfrenta surto da doença e escassez de leitos desde o início de fevereiro.
Nas últimas semanas, diversas pessoas com o novo coronavírus foram encaminhados para hospitais em Belo Horizonte, Divinópolis, Alfenas, Uberaba e Monte Carmelo. Segundo a Prefeitura, na quarta-feira (24), 30 pacientes estavam internados em outros municípios e 12 em Coromandel.
De acordo com apuração da equipe de reportagem da TV Integração, três pacientes de Coromandel, que estão em estado grave, chegaram por volta das 15h desta quinta na Santa Casa de Misericórdia em São João del Rei. São eles:
Nesta quinta, São João del Rei tinha uma ocupação de leitos em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de 57%, sendo que 13 pacientes estão na Santa Casa de Misericórdia e 10 no Hospital Nossa Senhora das Mercês. Ao todo, o município conta com 40 leitos de UTI.
Desde o início desde mês, Coromandel registra evolução da Covid-19 e a falta de UTIs no município. Na última semana, a Prefeitura decretou estado de calamidade pública diante dos casos da doença.
Em entrevista ao G1, o secretário de Saúde, Guilherme Ricardo de Assis Ferreira, afirmou que a cidade passa por um surto da doença.
Ele também explicou que o que chama a atenção é o ciclo do vírus, que tem apresentado mudanças.
“Os médicos não estão entendendo, pois chega no fim do ciclo da doença, no oitavo ou décimo dia, e os quadros estão se agravando, principalmente quem tem comorbidades. Aí, pioram muito, precisam entubar e não tem leito”, complementou.
*G1
Prados Online
2012 Prados Online | cnpj: 15.652.626/0001-50