Minas gerais receberá, na manhã desta quarta-feira (17/3), mais um lote contendo 509.800 doses de vacinas CoronaVac (doses 1 e 2) para dar início à próxima etapa da estratégia nacional de imunização contra a covid-19 em Minas.
O carregamento chegará no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins. De lá, sob escolta da Polícia Federal, as vacinas seguirão para a Central Estadual da Rede de Frio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), de onde serão distribuídas às 28 Superintendências Regionais de Saúde (SRSs) e, posteriormente, aos municípios. A data da distribuição e os quantitativos ainda serão divulgados.
Essa é a oitava remessa de imunizantes enviada pelo Ministério da Saúde. A expectativa é vacinar, com ela, 242.782 pessoas, referentes a mais 7% dos trabalhadores de Saúde e 47% dos idosos de 75 a 79 anos, conforme as recomendações do governo federal. A orientação do Estado é que as prefeituras sigam as recomendações do Programa Nacional de Imunização (PNI) e apliquem as doses de acordo com o público-alvo e a quantidade destinada, para que não haja desabastecimento de imunizantes.
Estado planeja compra de vacina por conta própria
O Governo de Minas negocia a compra de 20 milhões de doses de vacinas com cinco diferentes laboratórios para imunização da população mineira contra a covid-19. A informação foi confirmada nesta terça-feira (16/3) pelo governador Romeu Zema, durante coletiva à imprensa em que detalhou a inclusão de todas as regiões do Estado na onda roxa do Minas Consciente.
Segundo o governador, a negociação em curso é para assegurar o recebimento das doses também pelo Estado, em complemento às enviadas pelo Ministério da Saúde para imunização nos 853 municípios mineiros desde fevereiro. As compras seriam suficientes para toda a população do estado.
A aquisição dos imunizantes pelos governos estaduais foi permitida após a publicação da Lei Federal 14.124, no último dia 10/3. A partir dessa data, o Governo de Minas começou as tratativas com as empresas. No caso do laboratório em que a vacina é feita a partir de uma única aplicação, como a da Johnson e Johnson, a negociação é para a compra de 10,3 milhões de doses. Já nos demais laboratórios em que os imunizantes necessitam de duas aplicações, o objetivo é adquirir 20,7 milhões delas.
Prados Online
2012 Prados Online | cnpj: 15.652.626/0001-50