Desde 2017, uma alteração na lei brasileira permite que crianças possam ser registradas como naturais da cidade onde vivem, e não necessariamente naturais da cidade onde nasceram.
Essa lei foi alterada pensado em pessoas que residem em cidades como Prados, que não possui maternidade, e portanto as crianças nascem obrigatoriamente fora de sua cidade.
Segundo Gilson Maia, do Cartório de Registros de Prados, o registro civil é o primeiro passo mais importante da vida dela, pois é a partir deste documento que todos os demais serão emitidos daí por diante.
Além do fato de que registrar onde se vive traz ali uma identidade do indivíduo com o local, facilita a vida em vários aspectos, como por exemplo, ao evitar deslocamentos no caso de se precisar de uma segunda via. Esse registro também poderá impactar em dados demográficos e planejamento de políticas públicas futuras.
Vale lembrar que o registro de nascimento é gratuito em qualquer lugar do país, os pais já saem do cartório com a certidão de nascimento e o CPF da criança. Além disso, nenhuma maternidade pode obrigar o registro em determinado local, essa é uma escolha exclusiva dos pais. Em caso de dúvidas, procure o Cartório de Registro Civil de sua cidade.
Prados Online
2012 Prados Online | cnpj: 15.652.626/0001-50