O jovem músico pradense Octávio Deluchi, de 24 anos e qu ejá colunista aqui do Prados Online, não se cansa de colecionar vitórias em sua carreira. Octávio, que entre 2019 e 2020 fez mestrado em violão clássico nos Estados Unidos, acaba de ser aprovado com bolsa de estudos para o doutorado em três universidades do mesmo país.
O músico foi admitido nos programas de pós-graduação da Johns Hopkins University, em Baltimore, da Manhattan School of Music, em Nova Iorque, e da Stony Brook University, em Stony Brook, Long Island, no Estado de Nova Iorque. Esta última foi a escolha de Deluchi, por dois motivos.
Em entrevista ao jornal O Globo, Octávio afirmou que “na Stony Brook será orientado pelo professor e músico brasileiro João Luiz Resende Lopes, e isso pesou muito. Mas essa universidade também fez a melhor oferta de bolsa.”Enquanto fez mestrado, Octávio complementava a bolsa dando aulas de violão, e é o que pretende fazer para ajudar o custeio do tão sonhado doutorado.
Nascido em São João del Rei e criado aqui em Prados, Deluchi começou a tocar violão aos 11 anos. Na adolescência, chegou a ter uma banda de rock e tocar em blocos de carnaval, mas na graduação, feita na Universidade Federal de São João del Rei, já estudava violão clássico.
Com esse instrumento, Deluchi acumula premiações. São mais de 15 prêmios, entre eles, o respeitado IBLA Grand Prize de 2020, organizado pela Fundação IBLA, sediada em Nova Iorque, e realizado na Itália.
*Adaptado de O Globo
Prados Online
2012 Prados Online | cnpj: 15.652.626/0001-50