A vacinação contra a COVID19 felizmente avança em toda a região, seguindo parâmetros do governo estadual, porém com algumas particularidades e em ritmos diferentes em cada cidade, de acordo com as doses recebidas por elas.
Segundo o Portal Dores de Campos, a secretaria municipal de saúde da cidade vizinha anunciou que até no mais tardar a primeira semana de julho, toda a população da cidade com mais de 18 anos estará vacinada com a primeira dose. A verdade é que a vacinação na cidade realmente está mais adiantada que a média regional e do estado, e por exemplo, nesta quinta-feira (17) Dores de Campos promove um mutirão e vacina pessoas entre 50 e 57 anos.
Em Barroso, a população com comorbidades está vacinada, e neste momento estão sendo vacinadas pessoas em geral com idade de 54 anos.
Prados segue um pouco atrás destes dois exemplos, mas está dentro do cronograma estipulado pelo governo de Minas, que é de que pessoas entre 55 e 59 anos sem comorbidades recebam a primeira dose da vacina ainda em junho.
Conversamos com André Neves, do setor de saúde da Prefeitura Municipal, que nos explicou que até neste momento a cidade já vacinou com a primeira dose as pessoas com comorbidades, do setor de educação, idosos acima de 60 anos e equipe de limpeza urbana (incluindo o pessoal da usina de reciclagem).
Segundo ele, a secretaria aguarda a chegada de mais imunizantes para começar a vacinar agora o pessoal que trabalha com transporte e indústria, que será feita simultaneamente à população em geral de 59 anos pra baixo. André afirmou que a distribuição das doses será na proporção de 70% para o público em geral e 30% para o público prioritário acima citado.
Como já divulgamos aqui no Prados Online, pessoas que fazem parte do grupo prioritário devem procurar a secretaria de saúde para cadastro. Até este momento, Prados já aplicou 4254 doses no total, sendo 3202 aplicações de primeira dose e 1052 aplicações de segunda dose.
*Foto: Léo Carvalho
Prados Online
2012 Prados Online | cnpj: 15.652.626/0001-50