O cenário para o e-commerce, mesmo com a pandemia de Covid-19 devastando a economia, já era bom em 2020. A Associação Brasileira de E-commerce (ABComm) estimou um crescimento de 18% para o setor no ano passado, atingindo pelo menos R$ 106 bilhões em receita. Com a economia em recuperação, o panorama pode ser ainda melhor.
Uma pesquisa da Neotrust, realizada com os dados de compra no comércio eletrônico durante o primeiro trimestre de 2021, apontou uma continuidade nesse crescimento. Nos três primeiros meses do ano, foram realizadas 78,5 milhões de compras online – um aumento de 57,4% em comparação ao mesmo período do ano passado que resultou em um faturamento de R$ 35,2 bilhões (72,2% a mais do que em 2020).
“No começo deste ano de 2021 havia uma expectativa de redução da intensidade da expansão, mas com a chegada da nova variante do Covid-19 e, consequentemente, da segunda onda de contaminação que atinge nosso país, nos deparamos com uma evolução ainda mais intensa das vendas no e-commerce não somente brasileiro, mas ao redor do mundo”, avalia o CEO da Neotrust, Fabrício Dantas.
Ou seja, quem não tem uma presença online forte, pode perder o bonde da história. E “presença online” não é apenas estar na internet, mas ter uma loja virtual segura e uma estratégia de marketing efetiva.
“Aqui mesmo na região temos visto uma verdadeira revolução nas vendas ondas online, onde os pequenos e médios artesão, além dos industriais aprenderam com a pandemia que o e-commerce e outras ferramentas digitais são o melhor e mais prático caminho para atingir o cliente”, a afirmação é de Rodrigo Oliveira, CEO da NP Publicidade, agência pradense que há quase 10 anos trabalha com marketing e desenvolvimento de sites e lojas virtuais.
Segundo ele, desde o início da pandemia há uma crescente na busca de novos clientes por serviços de marketing, principalmente por gestão de redes sociais e criação de lojas virtuais. “Quem já tinha um ecommerce antes da pandemia estava preparado e se deu bem, quem criou de 2020 pra cá já também tem colhido frutos, mas para aqueles que estão começando neste momento, e são muitos, 2021 ainda vai fechar no lucro, os números não mentem, principalmente nos ramos como selaria, caçados, móveis e decoração, aqueles ligados a hobbys e bem estar, justamente os quais nossa região tem tradição, um verdadeiro privilégio para nossos empreendedores.”
Rodrigo finalizou afirmando que o planejamento adequando é o melhor caminho para as empresas, “uma estratégia bem feita trará uso em proporção adequada de redes sociais, site e também de marketplace, não existe receita pronta, cada empresa tem a sua”.
Quem desejar entender um pouco melhor com começar a vender mais através da internet, pode acessar o site e ser atendido pela equipe da NP Publicidade ou ainda enviar uma mensagem pelo WhatsApp (32)3431 0207.
*Foto: Irmãos Velho- Móveis e Decoração / Dados: Olhar Digital
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